Número total de visualizações de páginas

sábado, 16 de maio de 2015

literacia de alunos do básico vai começar a ser avaliada antes dos testes PISA

Projeto da Porto Editora para ser aplicado nas escolas arranca no próximo ano lectivo.

"A partir do próximo ano lectivo, os alunos do ensino básico poderão avaliar, nas escolas, se conseguem aplicar o que ali estão a aprender a situações da vida real.

O novo projecto baptizado como Literacia 3D será apresentado nesta sexta-feira pela Porto Editora, responsável pela iniciativa, que tem na sua matriz as provas internacionais aplicadas pela Organização da Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) aos jovens de 15 anos no âmbito doProgramme for International Student Assessmen (PISA).
À semelhança destes testes internacionais, o projecto da Porto Editora visa avaliar a literacia em leitura, matemática e ciências. Na apresentação da iniciativa não se menciona, contudo, o PISA. “Não precisamos de evocar o PISA para perceber que a literacia nestas três áreas é fundamental “, justifica o director de comunicação daquele grupo editorial, Paulo Gonçalves, em declarações ao PÚBLICO.

O projecto foi testado este ano lectivo em cinco escolas, numa experiência piloto a que deram o nome Simulação para Provas Internacionais e que envolveu 1600 alunos. Paulo Gonçalves diz que “o retorno das escolas, tanto da parte dos alunos, como dos professores, foi totalmente positivo” e que por isso esperam que a adesão ao projecto a sério venha a ser “muito grande”.

Entre as razões para a boa adesão dos alunos, Paulo Gonçalves destaca o facto de esta avaliação ser feita exclusivamente através de uma consola virtual e também porque o seu objectivo não é o de testar conhecimentos curriculares, como nos testes habituais, mas sim os modos como estes têm “aplicabilidade na vida real”. Também o facto de o projecto se desenvolver sob a forma de um campeonato nacional ajudou à sua popularidade, acrescentou.

A iniciativa será desenvolvida com base em provas interactivas que estarão ao dispor das escolas por via da plataforma online Escola Virtual, uma aplicação que a Porto Editora lançou há 10 anos com aulas e exercícios virtuais das diversas disciplinas do ensino básico e secundário. Para se aceder a estes exercícios é preciso pagar uma inscrição. Já o novo projecto da Porto Editora “não terá quaisquer custos para os alunos ou escolas”, garante Paulo Gonçalves.

É uma iniciativa com três fases: durante o 1.º período as escolas seleccionarão os alunos com melhores resultados nos testes de literacia. No 2.º período serão apurados os estudantes com melhores resultados por distrito e no 3.º período realizar-se-á uma final nacional. Este modelo também foi testado na experiência piloto: na final, que se realiza também nesta sexta-feira, estarão 17 alunos do 5.º, 7,º e 8.º ano de escolaridade.

Estes são os anos alvo do projecto, uma opção que a Porto Editora justifica pelo facto de querer “evitar qualquer transtorno na preparação” das provas nacionais que os alunos do 6.º e 9.º ano realizam obrigatoriamente no final do ano. Os alunos avaliados serão assim à partida mais novos do que aqueles testados no PISA.

A última edição do PISA, que se realiza de três em três anos, decorreu entre 8 de Abril e 8 de Maio passado. A amostra portuguesa foi constituída por cerca de 10 mil alunos de 248 escolas e agrupamentos. Os testes PISA consistem numa mistura de questões de escolha múltipla com outras que implicam respostas desenvolvidas. No projecto Literacia 3 D terão apenas questões de escolha múltipla." @ PÚBLICO

Sem comentários: