Número total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de junho de 2014

sugestão: festa do S. Pedro na Afurada

Dia de S. Pedro comemora-se em Portugal a 29 de Junho. Tal como o S. João e o Santo António, o S. Pedro é um santo popular. Este dia é também conhecido como o dia S. Pedro e S. Paulo.

Tradições de S. Pedro

A data é celebrada no mês dos santos populares - Junho, e a tradição manda que a população festeje a data decorando as ruas com várias cores e manjericos. Bailes e marchas populares são organizadas nas ruas e a música está sempre presente.
Na gastronomia, a sardinha assada, o pimento, broa, caldo verde e vinho são os elementos principais da festa.
Surge, então, a sugestão do CRESCER: desfrute das Festas do S. Pedro da Afurada.

foto do blogue "A  cidade surpreendente"
Em Gaia, as festas do S. Pedro da Afurada arrancaram no passado dia 20 e decorrerão até ao último dia de Junho.
O programa preparado pela Comissão de Festas do S. Pedro da Afurada, com o apoio da Câmara Municipal de Gaia e da Junta de Freguesia da Afurada, conta com nomes conhecidos de artistas  populares portugueses.
O tradicional fogo-de-artifício, momento alto desta festividade, será o serão perfeito para sábado (dia 28), tendo início à meia-noite. A procissão de São Pedro realiza-se no domingo (dia 29), com a simbólica deposição de flores no rio Douro.

a Matemática ainda é um "bicho de sete cabeças"

Maria Vasconcelos dedicou-se, durante todo o ano, a esta disciplina. A sua entrada no ensino superior está diretamente dependente desta nota. Um ano de exercícios, livros de preparação e exames de anos anteriores que termina também em contas: “Não acho que o teste tenha sido difícil mas era trabalhoso, havia muita coisa para se fazer. Não consegui fazer tudo”. @ PÚBLICO

quinta-feira, 26 de junho de 2014

hoje acaba a 1ª fase dos exames nacionais

Ontem, foi dia de exame de Biologia e Geologia e, hoje, acaba a 1ª fase dos exames nacionais com o exame de Matemática A.

"Exame de Biologia e Geologia foi mais fácil do que se esperava", escrevia ontem o PÚBLICO.

De uma maneira geral, foi o que foi dito no final de todas as provas. 

Quanto à prova de MACS de ontem, a SPM disse "não passa do que já é exigido a alunos de 12 anos no final do 2º ciclo (...) conteúdo matemático não passa do que já é exigido no 3º ciclo".

Será que os resultados vão corroborar esta opiniões??? Veremos.

Agora, é tempo de os alunos descansarem um pouco e de os professores classificarem as provas.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Câmara do Porto alia-se a universidades para atribuir bolsas

A Câmara do Porto aliou-se a cinco instituições de ensino superior da cidade para a atribuição de bolsas de estudo a estudantes que agora terminem o 12.º ano de escolaridade.

As bolsas de estudo destinam-se a residentes no concelho do Porto, alunos de escolas públicas e beneficiários da acção social escolar ou equiparados. Segundo fonte do município, o projecto, promovido pelo Pelouro da Educação, Organização e Planeamento, visa "a promoção da igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior". @ P3

ato ilocutório compromissivo/assertivo = 5 pontos *

* piada mais ou menos elitista

Quem escreveu no exame de Português do secundário (639) que o acto ilocutório da pergunta 2.3 do II grupo era "compromissivo" ganha o meio valor. Quem disse que ele era "assertivo", também. Não porque o Institituto de Avaliação Educacional (IAVE) considere que a segunda resposta está correcta, mas por admitir que "a matéria não reúne consenso alargado" na comunidade académica. @ PÚBLICO

segunda-feira, 23 de junho de 2014

hoje, a televisão veio à escola

Hoje, a televisão veio à escola para conhecer de perto as meninas, os meninos e os professores do Grupo de Dança do Desporto Escolar (GDDE) que, este ano, ganhou um 1º prémio a nível nacional.

o grupo prepara-se e o professor Alexandre dá as primeiras instruções
Entre as 11 e as 13 horas, o GDDE dedicou-se a mais um dos ensaios e, desta vez, teve assistência. Uma equipa da SIC deslocou-se à escola para conhecer e dar a conhecer (ao país e ao mundo) o trabalho levado a cabo por este grupo. O nosso diretor, Dr. Manuel Carneiro Ferreira, recebeu a equipa e as filmagens aconteceram.
a jornalista entrevista o professor Alexandre

enquanto os mais velhos dançam, os mais pequenos aguardam
 respeitosamente pela vez
A equipa televisiva filmou um ensaio do GDDE, entrevistou o professor responsável, Dr. Alexandre Teixeira, e alguns dos jovens dançarinos e deixou o convite para o grupo se deslocar ao programa "Boa Tarde!", da SIC, num próximo dia de julho que o CRESCER divulgará assim que tiver a confirmação.
o operador de imagem filma o ensaio
O CRESCER fez a reportagem da visita e deixa aqui ficar alguns dos registos fotográficos. Deixa também o apelo a que os leitores assistam ao momento televisivo em julho, para poderem assistir à reportagem desta visita da SIC e ainda à presença do GDDE no "Boa Tarde!".

domingo, 22 de junho de 2014

"O Miguel faz-nos muita falta!"

"O Miguel faz-nos muita falta. Para pensar, para planear e para discutir as coisas pequenas e as coisas grandes do mundo." Bárbara Reis, diretora do PÚBLICO


DIRECTOR ADJUNTO

Miguel Gaspar *

Aterrei no jornalismo em 1986 vindo directamente do curso de Filosofia. Troquei Platão pela secção de polícias do Correio da Manhã e de idealista passei a tarimbeiro. Não me dei mal: comecei a sonhar em ser jornalista quando vi A Primeira Página, do Billy Wilder. Continua a ser uma fonte privilegiada da minha semiótica jornalística. Como animal de hábitos que sou, passei quase toda a minha vida nos diários. Muitos anos no DN e desde 2007 no PÚBLICO. Um dia escrevo uma tese sobre os dois. Fui crítico de televisão durante dez anos (no DN, no Independente e na Renascença) e hoje não consigo ver televisão. Olhos do ofício. Também fundei e dirigi o site da TSF, em 2000, no auge da bolha da Internet. Gostava de saber onde é que o jornalismo vai aterrar no futuro. Mas isso é outro filme.
*Palavras autobiográficas de Miguel Gaspar, director adjunto do PÚBLICO. Morreu na madrugada deste domingo aos 54 anos. Estava internado há algumas semanas, em Lisboa, e tinha um cancro no pâncreas.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

no Porto já é S. João

O programa das Festas de São João iniciou-se este ano mais cedo, a 23 de Maio, mas a agenda atinge nos dias anteriores ao 24 a sua fase mais intensa. Perto de 500 mil pessoas são esperadas por estes dias no Porto para a festa maior da cidade.

O CRESCER deixa a lista das atividades dos dias 20 e 21. Conheça todo o programa, no fim da publicação.
Dia 20
Concertos nos Aliados
Nos 4 dias que antecedem o dia de São João, incluindo a véspera, a Câmara Municipal do Porto promove concertos para animar as Festas de São João. No dia 20, às 22h, sobem ao palco montado na Avenida dos Aliados Os Azeitonas.
Dia 21
Ranchos em Arruada
As principais ruas e praças da baixa portuense vão encher-se de música e boa disposição. O ponto de partida é às 15h nas praças Carlos Alberto, da Cordoaria, da Ribeira, D. João I, da Batalha e dos Poveiros. A festa acaba nos Aliados, com bailaricos e cantigas à desgarrada.
Concerto
À noite, pelas 22h, atuam no palco da Avenida dos Aliados os GNR.
Urban Market Especial
Numa edição especial de S. João, o Urban Market leva à Praça das Cardosas nos dias 21 e 22 de Junho, das 11h às 20h, as habituais banquinhas de novos criadores, das mais diversas áreas, mas também sardinhas, manjericos e o bailarico pela dupla Palmira & Graciete “Elas dançam o vira & fazem degey” (é às 16h30).
Taina Sanjoanina
O Praça da Alegria FC organiza a “Taina Sanjoanina” na Escola Básica da Alegria, no Bonfim, entre as 17 e as 24h. Diz que é um “Baile Tropical Extra”, com actuações de The Glockenwise, Throes & The Shine, Torto, Claiana e Chalo Correia.
Oficina na Casa do Infante
Na oficina de expressão plástica “Cascata de S. João”, o objetivo é criar a original cascata de São João, baseada na maqueta interativa do Porto Medieval. Esta é uma ctividade para famílias e uma criança + um adulto pagam 10 euros. Das 10h às 12h ou das 15h às 17h. Das 14h às 17h, decorre também o Jogo do Conhecimento, em que os participantes têm de responder a desafios relacionados com a história da Casa do Infante – repete dia 22, das 9h30 às 17h.
Marchas no Cais de Gaia
Às 21h, o Cais de Gaia vai ser palco das Marchas de São João do concelho de Gaia, que este ano comemoram o seu 20.º aniversário. São 16 marchas e ainda a Fanfarra d’Os Mareantes do Rio Douro, que, como é habitual, abre o desfile. Este começa no Largo Luís I, junto à ponte, e segue até ao Cais de Gaia, percorrendo as avenidas Diogo Leite e Ramos Pinto.
Saiba mais, aqui.

alunos da turma CEI presentearam a comunidade escolar

No último dia de aulas, dia 13 de junho, os alunos da turma CEI presentearam a comunidade escolar com a divulgação de atividades rítmicas e expressivas ligadas à música e à expressão corporal.
Parabéns aos alunos pelas aprendizagens alcançadas, que em muito contribuiram para a sua formação pessoal, e aos professores envolvidos pelo carinho e dedicação com que o fizeram.
 



quinta-feira, 19 de junho de 2014

hoje foi dia de exame de Física e Química A

os alunos não acharam a prova difícil

Cerca de 45 mil alunos do ensino secundário fizeram nesta quinta-feira o exame nacional de Física e Química A (10.º e 11.º anos), uma das disciplinas que costuma apresentar médias nacionais mais baixas.

Nos exames nacionais de 2013, Física e Química A registou na primeira fase uma média nacional de 7,8 valores, ainda assim ligeiramente superior aos 7,5 valores de 2012. 
Oxalá este ano seja melhor!

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Português 74.358 - Latim 137

exame nacional de Português do 12.º ano, o mais concorrido da 1.ª fase da época de exames do ensino secundário, levou hoje 74.358 alunos às escolas para prestar provas à disciplina.

Entre os inscritos há 52.707 alunos internos (alunos matriculados na disciplina e que frequentaram as aulas ao longo do ano) e 3.021 alunos que vão fazer o exame para tentar uma melhoria de nota.
A prova de Português é das mais importantes no acesso a cursos superiores nas áreas humanísticas, sendo exigida como prova de ingresso por muitas instituições de ensino superior.
Número bastante inferior de inscritos tem o exame de Latim A, com 137 alunos do 11.º ano a irem esta tarde, pelas 14:00, às escolas prestar provas à disciplina.

Sophia de Mello Breyner Andresen ficará no Panteão, ao lado de Humberto Delgado e Aquilino Ribeiro

Sophia de Mello Breyner Andresen ficará no Panteão, ao lado de Humberto Delgado e Aquilino Ribeiro
A diretora do Panteão Nacional, Isabel de Melo, disse à Lusa que o programa da trasladação está a ser definido pela respetiva comissão de trabalho com a família da poetisa, cujo corpo «ficará numa arca tumular na mesma sala onde estão o general Humberto Delgado e o escritor Aquilino Ribeiro».

A 02 de julho completam-se precisamente dez anos sobre a morte da autora de, entre outras obras, «O Cristo Cigano», «Coral» e «O Búzio de Cós».
O corpo da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen, que é trasladado no dia 02 de julho para o Panteão Nacional, ficará na sala em que se encontram o general Humberto Delgado e o escritor Aquilino Ribeiro. @ DD

terça-feira, 17 de junho de 2014

começaram os exames do secundário e de 9º ano



Hoje foi dia de exame de Filosofia de 11º ano e de Português de 9º ano.

O IAVE já divulgou as provas e os critérios.  
Provas e critérios de classificação. Consultar aqui. 


Os garotos disseram que a prova de Português "foi fácil!"

"Um milhão de pessoas nascidas em Portugal reside noutro país da União"

"Mais de metade das novas pensões atribuídas no Estado em 2013 são antecipadas"

um dia para mostrar ao mundo o "heroísmo" de Aristides de Sousa Mendes

Aristides de Sousa Mendes vai ser homenageado esta terça-feira, 17 de junho, em igrejas e sinagogas de vários lugares do mundo. 

A ideia de criar o Dia da Consciência partiu de João Crisóstomo, um português residente em Nova Iorque.
O objetivo é que "o nome de Aristides Sousa Mendes seja falado a nível internacional". Em 1996, João Crisóstomo chegou a uma conclusão: "É um nome e uma história desconhecidos fora de Portugal", diz à Renascença.
Desde então, João Crisóstomo tem promovido iniciativas que ajudam "a dar a conhecer ao mundo o nome de Sousa Mendes (1885-1954), a sua dignidade e o seu heroísmo." Colóquios, conferências, publicação de livros, além das celebrações de 17 de Junho, estão entre os principais gestos.
Foi no dia 17 de Junho de 1940 que Aristides Sousa Mendes decidiu "seguir a consciência, contra as indicações dos seus superiores", e conceder vistos do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal a todos quantos fugiam às tropas nazis.
Durante cinco dias, o diplomata permitiu que milhares de judeus e outros perseguidos conseguissem abandonar Bordéus e, assim, não serem mortos pelos homens do Terceiro Reich. @RR

segunda-feira, 16 de junho de 2014

vá lá... têm direito a interromper o estudo

... entre as 17h e as 19h :)   Por uma boa causa!

               

o estudo dos últimos dias



Manter a concentração. Não deixar de descansar e de ter momentos de lazer com “debates que estimulem o pensamento”. Explicar a matéria a alguém. Fazer esquemas. Largar os livros na véspera. Conselhos para os dias que antecedem os exames.
Muitos alunos procuram centros de explicações para tentar subir as notas e ter melhores resultados nos exames nacionais. Perguntámos a alguns centros de estudos que conselhos dão a quem por estes dias está a passar em revista a matéria. Ainda é possível fazer alguma coisa para ter mais sucesso, quando falta tão pouco para os dias das provas? 
Ficam aqui algumas das sugestões, que poderão ler em detalhe no PÚBLICO.

1. Tudo agendado, incluindo as horas de sono
2. Adoptar uma “vida eclesiástica”
3. Escolher o local ideal
4. Exames dos outros anos
5. Uma hora para ir ao café
6. Não desistir!
7. E estudar na véspera? @ PÚBLICO

sexta-feira, 13 de junho de 2014

VER: "Era uma vez na Anatólia"

O Cineclube da Maia exibe o filme no próximo sábado, pelas 21h30. O drama foi um dos vencedores do grande prémio do júri no Festival de Cannes de 2011.
"Era uma vez na Anatólia" é um filme de 2011, realizado pelo turco Nuri Bilge Ceylan, vencedor da Palma de Ouro na última edição do Festival de Cannes, que conta com a participação de Muhammet Uzuner e Yilmaz Erdogan.
O drama acompanha um grupo de oficiais que procuram um corpo enterrado nas estepes da Anatólia.
Como habitualmente, a sessão é precedida por um café concerto, desta vez a cargo de "Dharum".


Em Keskin, cidade rural na Anatólia, o procurador da região, um polícia e um médico legista caminham juntos pela paisagem árida em busca de um corpo. A guiá-los está Kenan, o suspeito do homicídio, que tenta lembrar-se com dificuldade do lo... Ver mais

24 horas a jogar para ajudar o Alex


A notícia surgiu no Correio da Manhã. O CRESCER replica-a aqui. O Alexandre é nosso aluno. Não fique indiferente.

Maia: Forças de Segurança Unidas organizam torneio em setembro 

24 horas a jogar para ajudar o Alex

Jovem de 14 anos precisa de tratamento na Alemanha que custa 55 400 euros. Alexandre Nazário sofre de atrofia muscular espinhal. Perdeu o pai há pouco mais de um ano, com cancro no estômago, e a mãe luta diariamente para angariar os 55 400 euros de que Alexandre, de 14 anos, necessita para um tratamento celular no hospital universitário de Kiel, na Alemanha. As Forças de Segurança Unidas vão organizar um torneio 24 horas de futsal, a 19 e 20 de setembro, para recolher fundos. 
"Estou muito ansioso, porque posso tornar-me mais autónomo, ainda que os meus colegas de turma e a minha mãe sempre me tenham ajudado em tudo", referiu ao CM o jovem Alex, que está a terminar o 9º ano na escola EB2,3 de Águas Santas, Maia, e que tem o sonho de seguir a formação em Desporto. Carla Nazário, desempregada, cuida do filho dia após dia. "O Alex não anda, não come sozinho nem consegue mexer o corpo, e o tratamento pode dar-lhe qualidade de vida. Vou fazer tudo o que for possível pelo meu filho", garante. 
Alexandre é consultado frequentemente por um osteopata, que o ajuda a corrigir a coluna. O Serviço Nacional de Saúde não oferece respostas para a doença, além da fisioterapia e do pagamento da ambulância que transporta Alexandre diariamente para a escola. 
"Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para que o Alex consiga fazer o tratamento", diz Bruno Brini, das Forças de Segurança Unidas. O torneio vai ter equipas que incluem agentes da PSP, militares da GNR e elementos de segurança privada. Depois, segue-se um espetáculo de música "para angariar mais fundos para este jovem que precisa de todos nós", refere o empresário Nuno Ferreira, que promove a iniciativa. 
"É quase impossível desligar a nossa missão da realidade social que encontramos e a vida das pessoas", indica Paulo Rodrigues, da ASPP/PSP. @ CM

4.º ano melhora média a Português e 6.º ano baixa notas a Matemática

Os resultados médios das provas finais do 4.º e 6.º anos a Português e Matemática mostram que os mais novos melhoraram a Português, face a 2012-2013, e que os mais velhos baixaram a média a Matemática.
Provas finais: 4.º ano melhora média a Português e 6.º ano baixa notas a Matemática
foto ÁLVARO ISIDORO / GLOBAL IMAGENS
Os alunos do 4.º ano obtiveram, na 1.ª fase das provas finais, notas médias positivas a Português (62,2%) e Matemática (56,1%), mas, no 6.º ano, apenas Português teve um registo médio positivo (57,9%), com a Matemática a ter média negativa (47,3%).
Os resultados foram divulgados, esta quinta-feira, pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), que destaca, em comunicado, as melhorias registadas a Português, mais significativas entre os alunos mais novos. @ JN

quinta-feira, 12 de junho de 2014

é oficial: o Mundial é visto neste mundo e no outro



Quando a bola rolar no relvado do Itaquerão, às 17 horas, seis telespectadores estarão necessariamente fora dessa conta embora não pretendam desviar os olhos da televisão.

Dos 370 quilómetros de altitude da Estação Espacial Internacional (ISS), os astronautas Steve Swanson, Oleg Artemyev, Alexander Skvortsov, Reid Wiseman, Alexander Gerst e Max Suraev são a prova viva de uma admirável constatação: o Mundial de Futebol não será assistido apenas neste nosso mundo. 

da blogosfera: serão cada vez menos no ensino superior


"Menos alunos inscritos para exames e também menos candidatos ao ensino superior — é este o cenário do final deste ano lectivo", informa o Público. E acentuar-se-á a redução de alunos no ensino superior e nada disso terá uma qualquer relação com a natalidade.
 Mais de 50% dos alunos do ensino secundário não frequentam as escolas públicas que em muitos concelhos têm condições para todas as ofertas necessárias. O mercado (selvagem) da Educação atingiu um pico inaceitávelSe o que acabou de ler não for invertido, o ensino superior reduzir-se-á a números de frequência equivalentes às décadas de setenta e oitenta do século passado. Continuam a existir jovens que "desistem" ainda nos segundo e terceiro ciclos e dos que chegam ao ensino secundário mais de 50% nem sequer fazem os exames do 12º ano. 
Se continuarmos com as políticas dos últimos três anos, a médio prazo teremos números que nos voltarão a envergonhar e o desenvolvimento do país seriamente comprometido. Será o empobrecimento comprovado. @ Correntes

quarta-feira, 11 de junho de 2014

aulas, CT, exames e ensino superior

Esta semana é consagrada a aulas para os que não são anos de exame, conselhos de turma, aulas de apoio e muito estudo para preparação dos exames.

Aqui fica o calendário da 1ª fase do ensino secundário:


Aqui também poderá encontrar legislação importante para os alunos que se candidatam ao ensino superior, que estabelece as regras para a utilização dos exames finais nacionais do ensino secundário como provas de ingressoDeliberação n.º 1233/2014. D.R. n.º 110, Série II de 2014-06-09, Ministério da Educação e Ciência – Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior 

concerto dos meninos da UMS


No dia 30 de maio, pelas 10h30 minutos, realizou-se um "Concerto Musical" que contou com a participação dos 7 alunos da Unidade de Multideficiência e Surdocegueira (UMS) congénita da EB2,3/S de Águas Santas. 
As músicas foram escolhidas e ensinadas pela docente Paula Lereno que, semanalmente, trabalha na Unidade.
A dedicação e a entrega de todos os que, ao longo do ano, se empenharam a proporcionar oportunidades de verdadeira inclusão foi visível neste concerto que emocionou todos os presentes.
O Agrupamento está de parabéns!

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Já temos Agentes de Apoio à Inclusão (AAI)!

Com o ano letivo a chegar ao fim, o Clube de Apoio à Inclusão, dinamizado pela Educação Especial, terminou a sua formação . Antes de ir para férias, certificou os Agentes de Inclusão, agora aptos a cumprir a sua missão. A saber:
Ivo Rafael Soares 5ºD
Telma Filipa Silva Carvalho 7ºD
Inês Isabel Carvalho Peixoto 7ºD
Ana Rita Ferreira 7ºD
Maria Eva Vicente 7ºD
Ana Catarina Freitas 9ºE
Carla Patrícia Silva 9ºE
Ana Maria Fernandes 9ºE
Parabéns pelo trabalho desenvolvido!

momento de diversão



Alunos com currículo específico individual realizaram uma visita de estudo ao SEA LIFE. Foi um momento divertido e saboroso!

Um exemplo de inclusão!



A turma 7ºD vai participar no próximo sábado, dia 14 de junho, pelas 15:30 no auditório da Faculdade de Psicologia do Porto, no espetáculo "O Pessoal tem Talento 3" com a peça de teatro da sua autoria "Todos Diferentes, Todos Iguais". 


Este evento surge no âmbito do projeto de inclusão dinamizado pela Educação Especial.



Venha ver e sorrir connosco!

sábado, 7 de junho de 2014

"Esta é uma escola feita de mãos. E de muitas mãos!"

prémio de distinção, idealizado pelo
professor Cândido Pereira

Ontem, foi tempo para reconhecimento de trabalho feito. E foi também noite de festa.

A escola recebeu, com passadeira vermelha, arranjos florais e luz de velas, todos os que se sentiram premiados no âmbito do Projeto +, idealizado pelo diretor do agrupamento, professor Manuel Carneiro Ferreira.

A escola fez-se palco para todos quantos receberam menções honrosas e prémios de distinção (ver foto), para os que orgulhosamente os acompanhavam (que felizes estavam os pais e famílias dos nossos meninos!), e para aqueles que se regozijam por pertencerem a uma comunidade onde se premeia o mérito e se procura, diariamente, fazer bem e melhor.

O espaço reservado para o efeito não chegou para acolher tanta gente. Foi necessário fazer-se a festa em dois momentos: um, em que os meninos do grupo coral atuaram perante os orgulhosos pais, e outro, em que os pais deram lugar aos galardoados. E foi bonito poder ver como atuam os dançarinos, como cantam os cantores, como tocam os meninos da música, como se expressam os meninos que leem para nós. Sobretudo, foi bonito sentir como nos encantam e emocionam. E quando há emoção, há arte.

O CRESCER esteve presente e recebeu um prémio de distinção. É fruto de um trabalho de partilha, só possível quando as escolas são feitas de mãos, e de muitas mãos. A equipa agradece o prémio e, não querendo correr o risco de deixar de fora alguém nesta reportagem (uma vez que esteve presente como convidado), opta por deixar apenas foto do prémio a que tantos tiveram direito.

Estão de parabéns todos os que receberam prémios e menções honrosas mas também quem proporcionou uma tão agradável noite, a idealizou, a preparou e a concebeu.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

hoje, Teatro e amanhã, Projeto +

Hoje, às 21h, há "Frei Luís de Sousa", no Auditório da Junta de Freguesia.
 
 
Amanhã, pelas 21h30m, há entrega de prémios na escola, no âmbito do Projeto +
 

quarta-feira, 4 de junho de 2014

sol amigo, vou proteger-me!

Estão aí os dias de sol a chamar cada vez mais por nós. Mas porque o cancro de pele é um dos tipos de cancro mais frequentes, o CRESCER quer recordar alguns dos cuidados a ter na sua proteção. 

Com a deteção precoce, muitos dos casos são tratáveis mas a maioria dos tipos de cancro de pele seriam evitáveis com o uso de proteção solar em todas, mas mesmo todas, as zonas expostas.
Zonas do corpo que não devem escapar ao protetor solar:
Orelhas - Um estudo diz que as orelhas são o terceiro local onde aparecem mais carcinomas basocelulares por isso deve protegê-los, colocando sempre protetor solar.
Couro cabeludo - Você pode até não perceber mas o seu cabelo pode acabar por cair, se não tiver cuidado. Deve usar um chapéu para evitar apanhar escaldões no couro cabeludo.
Pálpebras - É recomendado o uso de um protetor solar com SPF alto na cara, especialmente junto aos olhos, uma vez que essa zona absorve o creme com mais facilidade.
Pele junto às axilas - É uma zona fácil de se esquecer mas também é uma zona que pode ficar escaldada rapidamente por isso já sabe, coloque o protetor solar.
Sob as alças - Ao colocar o creme no corpo uma das zonas que as pessoas mais se esquecem é a area por baixo das alças do biquini, deixando essa pele desprotegida.
Peito dos pés - É uma zona que que apanha muito sol por isso deve estar sempre bem protegida. Se preferir coloque o protetor logo em casa, antes de chegar à praia ou à piscina. 
Costas das mãos - Aparentemente, as mãos estão protegidas mas, normalmente, ao espalharmos o creme no corpo estamos a colocar o creme nas palmas das mãos mas esquecemo-nos das costas das mãos.
Lábios - O lábio inferior precisa um pouco mais de protetor solar, pois é 12 vezes mais propenso a desenvolver cancro que o lábio superior.
Dobra dos joelhos - A zona que ninguém vê mas é a área que quando apanha escaldão não o deixa andar (nem sentar-se) em condições. @ Visão

falta de professores voluntários para correção dos testes Key for Schools atrasa divulgação das notas

A estreia da aplicação dos testes de Cambridge nas escolas portuguesas continua a ser conturbada. Depois da polémica em torno da opção do Governo em contratar ao instituto Cambridge English Language Assessment a realização desta avaliação externa, obrigatória nos caso dos alunos do 9º ano e facultativa para os restantes, é a correção dos testes que está a dar problemas e que levou ao adiamento da divulgação dos resultados, prevista para esta terça-feira.
Em comunicado, o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), responsável pela operacionalização das provas, lamenta o atraso e culpa os professores que se voluntariaram para corrigir os testes e que depois acabaram por desistir pelos problemas. "Como é público, o projeto de aplicação do teste Key for Schools contou, numa fase inicial, com cerca de 1200 professores que se disponibilizaram para realizar as tarefas de classificação. No entanto, apenas pouco mais de 800 professores têm estado efetivamente envolvidos no processo", lamenta o IAVE.
A falta de voluntários leva a que as escolas ainda não tenham conseguido agendar todas as provas orais, que também integram o teste. Os prazos para as sessões de speaking foram, por isso, alargados, tal como para a classificação da parte escrita, realizada a 30 de abril por 121 mil alunos. @ EXPRESSO

terça-feira, 3 de junho de 2014

UAEM do 1º ciclo ganha 1º prémio no Concurso de Espantalhos


















A  Unidade de Apoio Especializada de Multideficiência (UAEM) do 1º ciclo do Agrupamento de Águas Santas  ganhou o 1º prémio (um tablet), no concurso de espantalhos no Centro Escolar da Pícua, realizado no dia 2 de junho do presente ano letivo. 
Alunos, pais e professoras estão de parabéns.

sucesso de três alunas nos exames do DELF Escolar

Pela primeira vez, três alunas da nossa Escola inscreveram-se e realizaram com sucesso os exames do DELF Escolar (Diplôme d'Études en Langue Française), níveis B1 e B2, que decorreram na Escola Secundária Carolina Michaelis e na Aliança Francesa do Porto, nos dias 8 e 9 de maio, respetivamente.
Este projeto foi levado a cabo pelo grupo de Francês e contou com todo o apoio da Direção da Escola.
O que é o DELF Escolar e a quem se destina ?
O DELF é um diploma oficial emitido pelo Ministério Francês da Educação Nacional, para certificar as competências dos alunos estrangeiros dos Ensinos Básico e Secundário, ao nível das quatro competências da comunicação - compreensão e produção orais e escritas -  de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, da União Europeia.
 Este diploma corresponde aos 4 primeiros níveis de proficiência da Língua – A1, A2, B1 e B2 – contemplados no referido Quadro Europeu Comum de Referência. Os alunos realizam uma prova escrita coletiva e uma prova oral individual, de acordo com o nível a que se pretendam candidatar.
Qual o interesse deste diploma?
 A certificação DELF é uma mais-valia para o Curriculum Vitae de qualquer aluno, nomeadamente aqueles que pretendam candidatar-se a um estágio ou a um emprego em que a língua francesa seja requerida. É um diploma reconhecido internacionalmente, nomeadamente pelas Universidades Francesas (nos níveis B1 e B2). 
Eis agora os nomes das nossas alunas aprovadas no DELF Escolar 2014, as quais nos encheram a todos de enorme satisfação pelo sucesso alcançado.
Nível B1-  Ana Catarina Cravo Garcia - 11º H  
Nível B2 - Filipa Nunes Marques Pinto Bastos -12ºG   
Nível B2 - Melissa de Sousa Pastilha - 10ºI    

O CRESCER acrescenta o nome da docente que tão bem os preparou: professora Ana Barbeitos. 

Félicitations!