Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 23 de setembro de 2014

hoje, chega...

... o outono
O outono começa, em Portugal Continental, na madrugada de 23 de setembro, às 3h29. Este é o instante do equinócio de outono, que marca o início desta estação no hemisfério Norte.
O outono prolonga-se por 89,815 dias até ao próximo solstício, que ocorre no dia 21 de dezembro às 23h03.
Um equinócio é o instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, passa no equador celeste. A palavra, de origem latina aequinoctium, agrega o nominativo aequus (igual) com o substantivo noctium, genitivo plural de nox (noite). Assim significa “noite igual” (ao dia), pois, segundo a crença geral, nestas datas dia e noite têm igual duração.


... a nova nota de 10 euros

Depois da renovada nota de 5€, chega a altura de renovar a nota de 10. A nova nota entra em circulação a partir de hoje, dia 23 de Setembro.
Esta nova série de notas, tal como a nova de 5 euros, foi pensada para durar mais tempo, o que permitirá que as notas sejam substituídas com menos frequência.
Em termos de aspeto, as novas notas são semelhantes às atuais, a grande diferença é que terão o retrato de “Europa”, figura mitológica grega que deu origem ao nome do continente, no holograma e na marca de água.

... o romance inédito de José Saramago



O romance inacabado de José Saramago "Alabardas, alabardas, Espingardas, espingardas", chega hoje às livrarias, anunciou hoje a Porto Editora que chancela a obra. No início do mês, ao apresentar o plano editorial para 2014/15 o editor Manuel Alberto Valente salientou o "testemunho empenhado" do livro inédito e inacabado de José Saramago, como exemplo do investimento "crescente" da Porto Editora, na publicação de autores portugueses.

Em julho, quando a presidente da Fundação José Saramago, Pilar del Río, anunciou na revista Blimunda, a publicação da obra, afirmou que esta representava "uma forma de repúdio à violência". "São poucos capítulos, mas o tema fica claro, o texto tem unidade", explicou Pilar Del Río, tradutora para espanhol da obra do Nobel português. Os primeiros capítulos do romance incluem notas que o autor fez quando o começou a escrever.

2 comentários:

the girl in the other room disse...

Novo romance do Saramago:)

manuela disse...

Sim, sim :)