Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 2 de junho de 2014

“Frei Luís de Sousa” - Projeto Produção de Espetáculo de Artes Performativas

No próximo dia 5, quinta-feira, pelas 21h, no Auditório da Junta de Freguesia de Águas Santas, será levada à cena a peça “Frei Luís de Sousa”, de Almeida Garrett.
Junta de Freguesia de Águas SantasEsta apresentação é o culminar do Projeto Produção de Espetáculo de Artes Performativas, concebido e concretizado pelas turmas do 11º B e 11º H, com o apoio de alunos de várias turmas do 8º, 10º e 11º Anos, bem como do Clube de Teatro da Escola.
O projeto do Projeto Produção de Espetáculo de Artes Performativas estrutura-se na conceção e concretização de todos os passos necessários à apresentação de um espetáculo de artes performativas, desde a escolha do texto ou tema de trabalho até à apresentação ao público, passando pela dramaturgia, encenação, música (composição e banda sonora), ensaios, promoção e publicidade, tecnologia de luz e som, tecnologias audiovisuais, cenários e figurinos….
 É sempre um projeto arrojado e complexo, que exige muita energia, disciplina, resistência a frustrações e consequente capacidade de inovar e resolver.
Mas nada se compara ao prazer de apresentar o trabalho feito, à profundidade das relações que se estabelecem, à auto confiança que se adquire, aos medos que se diluem na iluminação do palco, no início da contracena, ou na entrada da música do primeiro ato.
Por isso este teimar constante em fazer o impossível, em motivar e organizar um grupo de aproximadamente 50 adolescentes que, muitas vezes, quase não se conhecem, enredados em receios, rivalidades ou desconfianças mútuas, num projeto comum pedagógico e lúdico, que faz emergir a responsabilidade individual e a enlaça com o prazer da criação coletiva.

Maria Amélia Lopes 

1 comentário:

Teresa Pombo disse...

Em nome da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação, do Ministério da Educação e Ciência, gostaria de convidar o responsável por este blogue a conhecer o catálogo de blogues educativos do Portal das Escolas e a fazer o registo deste trabalho no catálogo. O BloguesEDU está em https://www.portaldasescolas.pt/portal/server.pt/community/04_catalogo_blogs/284
O registo deve ser realizado por um professor registado no Portal, depois de ler a documentação constante em "Apoio técnico".
Cumprimentos e parabéns pelo trabalho!
Pela equipa BloguesEDU,

Teresa Pombo (bloguesedu@dge.mec.pt)

Em caso de dúvida, não hesitem em contactar-nos.

PS: dado que este blogue é também um jornal escolar, convidamos igualmente a fazer o registo na plataforma de jornais escolares da DGE em http://jornaisescolares.dge.mec.pt/