Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 27 de maio de 2014

Rachel Carson faria hoje 107 anos

Para quem não sabe ou nunca ouviu falar, o planeta Terra deve muito a Rachel Carson, uma cientista norte-americana que, no início da década de 1960, publicou o livro Primavera Silenciosa, obra que, mesmo tendo no título uma expressão poética, foi o trampolim que deu forma a um novo e poderoso movimento social que alterou o curso da História. 
Carson, pesquisadora rigorosa com talento de romancista, causou uma verdadeira revolução em defesa do meio ambiente a partir do lançamento de seu livro, em 1962. A obra, escrita em pouco mais de quatro anos, apresenta inúmeros documentos científicos de diferentes fontes, comprovando as afirmações da autora que desencadearam uma investigação no governo Kennedy. De imediato, inspirou a rede de tv CBS a produzir um documentário, assistido por 15 milhões de telespectadores, que mostrava os efeitos nocivos do DDT à saúde, fato que poderia, inclusive, alcançar mais de uma geração, uma vez que resíduos dessa substância tóxica podem ser encontrados no leite humano.  
O clamor que se seguiu à publicação de Primavera Silenciosa forçou o governo a proibir o uso de DDT e instigou mudanças revolucionárias nas leis que preservam o ar, a terra e a água, com a criação, em 1970, da Agência de Proteção Ambiental Norte-Americana. A paixão de Rachel Carson pela questão do futuro do planeta refletiu poderosamente por todo mundo o seu livro foi determinante para o lançamento do movimento ambientalista. 



Para todos os que já leram, para os que leram há muito e já não se lembram e para os que nunca ouviram falar, cá vai o link do livro Primavera Silenciosa. http://biowit.files.wordpress.com/2010/11/primavera_silenciosa_-_rachel_carson_-_pt.pdf

Sem comentários: