Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 23 de maio de 2014

OUVIR, VER e LER a Valsa a três tempos

No fim de semana em que se decide quem nos representará no Parlamento Europeu, não esqueça de exercer esse direito e dever.
Fique, entretanto, com as Valsas que o CRESCER lhe traz.
OUVIR
Valsa Redonda
Miguel Araújo com Marcelo Camelo
VER
VALSA com BASHIR de
Num bar, um amigo conta ao diretor Ari Folman um sonho constante que tem, no qual é perseguido por 26 cães ferozes. Através da conversa, eles concluem que a imagem tem ligação com sua missão na 1ª Guerra do Líbano, no início dos anos 80, quando defendia o exército de Israel. Como Ari nada se lembra do evento, ele passa a procurar e a entrevistar os seus velhos companheiros da época.
LER
"De Profundis Valsa Lenta", José Cardoso Pires
José Cardoso Pires faleceu em 1998 vítima de um AVC. Escrevera este livro em 1997 descrevendo um outro acidente vascular cerebral, que sofrera em 1996.
Tudo é absolutamente dramático neste livrinho, até o estilo: nu, cru, despojado, chocante pela simplicidade com que se descreve a doença.
O genial escritor deu entrada num hospital de Lisboa onde foi assistido pelo médico João Lobo Antunes, neurocirurgião, (que prefacia este livro) irmão do seu amigo António Lobo Antunes.
Por ironia do destino, o AVC bloqueara-lhe a área cerebral da escrita, assim como da oralidade e da memória. O escritor que perdeu a memória e a capacidade de escrever. Afastando-se de si mesmo, JCP narra-nos todo o seu drama como se de outro se tratasse. O doente vagueava pelos corredores do hospital como quem procura a sua própria pessoa, perdida algures, vítima de um coágulo de sangue. Era a sua identidade que ele procurava; era o drama de se ter perdido a ele próprio. E da mesma forma brutal e silenciosa com que se perdera de si, o doente viria depois a reencontrar-se. Miraculosamente.
Este livro lê-se em poucas horas, mas ficará por certo gravado na memória de quem lê pela simplicidade e frontalidade com que o escritor descreve o seu próprio drama. por

Sem comentários: