Número total de visualizações de página

sábado, 30 de novembro de 2013

VER (Floating in My Mind)

Em tempo de fim de semana, fiquem com esta curta animação, metáfora da vida.
Há coisas belíssimas! E esta é uma delas.

A animação é da francesa Hélene Leroux. Floating in My Mind foi o seu projeto de conclusão do curso da Gobelins School em Paris.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

prolongamento do prazo de inscrição para a PACC




Saiu às 22:00 o aviso nº 14712-A/2013 que procede a alteração do aviso 14185-A/2013 de 19 de Novembro e faz o prolongamento do prazo de inscrição para a PACC até ao dia 2 de Dezembro às 18 horas, bem como alarga os locais da realização da prova a mais ilhas dos Açores e a algumas localidades no estrangeiro: Díli, Luanda, Joanesburgo, Macau, Maputo e São Tomé.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

começaram os T.I.I.

T.I.I.    T.I.I.    T.I.I.    T.I.I.     T.I.I.    T.I.I.

Começaram hoje a ser resolvidos os Testes Intermédios Internos (T.I.I.), feitos a nível de escola, de forma a aferir o grau de conhecimento dos alunos, de modo a globalizar as aprendizagens.
O toque de entrada deu-se às 10h05m e, durante 90 minutos, os alunos de 9º ano e de 12º ano fizeram o mesmo teste de português nas respetivas turmas. A formalidade da prova aconteceu. Respeitou-se a ordem numérica dos alunos, fizeram-se versões distintas das provas e cumpriu-se a duração. Pretendeu-se simular a solenidade dos exames externos.
Aguardam-se, agora, os resultados. Vamos ver se melhoram. Haverá tempo para avaliar o efeito dos T.I.I..

ajude a escolher a palavra do ano

Ajude a escolher a palavra do ano em Portugal

A uma semana de serem reveladas as palavras candidatas a "Palavra do Ano" 2013, os portugueses podem dar a sua opinião e sugerir vocábulos que tenham marcado este ano. O inquérito termina a 1 de dezembro, data em que será divulgada a lista final de 10 palavras.
Os 10 vocábulos finalistas serão escolhidos pela equipa de linguistas do Departamento de Dicionários da Porto Editora, a empresa que promove a eleição da palavra do ano.
A lista candidatas resultará do "trabalho permanente de acompanhamento e análise da realidade da língua portuguesa, com base em critérios de frequência de uso e de relevância assumida quer através dos meios de comunicação social e das redes sociais, quer da utilização dos dicionários da Porto Editora nas suas versões online e mobile", explicam os organizadores.
Para dar as suas sugestões os organizadores disponibilizam um site, acessível aqui.
Nas edições anteriores, as palavras vencedoras foram "Entroikado" (2012), "Austeridade" (2011), "Vuvuzela" (2010) e "Esmiuçar" (2009). @ uma iniciativa JN

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

a educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo

Uganda – © UNESCO/Marc Hofe
Não há forma de ficar indiferente às imagens que se podem encontrar em The Eyes of Children around the World. Todos estaremos de acordo que "a educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo". Nelson Mandela

Porque continuamos a não consumir Cultura? Falta de Educação e dinheiro

Os portugueses são dos cidadãos da União Europeia com menores taxas de participação em actividades culturais, segundo o relatório do Eurobarómetro. São números que “não nos ficam bem”, diz o secretário de Estado da Cultura. Falta de investimento, fraca aposta na educação e baixo poder de compra explicam parte destes resultados dizem diversos especialistas e responsáveis.


Vamos menos ao cinema, quase não vamos a bibliotecas públicas nem visitamos museus. A espectáculos de teatro, dança ou ópera vamos muito pouco; só a concertos, de vez em quando. Não temos grande interesse em ler um livro, nem costumamos visitar monumentos. Mas vemos e ouvimos muita televisão e rádio. O retrato não nos deixa ficar bem mas é assim mesmo que, em traços largos, saímos representados no inquérito do Eurobarómetro sobre a participação em actividades culturais na União Europeia. Nele, Portugal surge ao fundo da tabela, ao lado de países como a Roménia ou a Bulgária.@ PÚBLICO

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

OUVIR em loop



Cantemos com estas duas Senhoras e demos "Gracias a la vida".
Bom fim de semana!

língua portuguesa é 'idioma para o futuro' no Reino Unido

O Português foi considerado como um dos 10 idiomas estrangeiros mais importantes nos próximos 20 anos no Reino Unido, segundo um estudo do instituto British Council, divulgou hoje o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.
"Pela primeira vez, a língua portuguesa integra esta espécie de pequena lista das línguas consideradas 'vitais' num horizonte temporal de 20 anos, partilhando esse estatuto com o Espanhol, Árabe, Francês, Mandarim, Alemão, Italiano, Russo, Turco e Japonês", sublinhou o instituto português, num comunicado. @ SOL

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

já começou a campanha "papel por alimentos"

Em 2012 iniciou-se a campanha "Papel por Alimentos". O papel angariado (jornais, revistas, folhetos, etc.) é convertido em produtos alimentares para quem mais precisa e sendo depois distribuídos pelos Bancos Alimentares Contra a Fome a Instituições de Solidariedade Social.
Esta campanha é uma oportunidade para que cada um de nós, apenas com um pequeno gesto, possa desempenhar um papel essencial na luta contra fome, contribuindo ao mesmo tempo para a proteção da natureza.
Por cada tonelada de papel angariado é entregue pela empresa Quima o equivalente a 100€ em produtos alimentares básicos.

TODOS PODEMOS PARTICIPAR!

Mas qual o tipo de papel que pode ser recolhido?
·         Jornais/revistas
·         Fotocópias
·         Papel de rascunho
·         Impressos  e folhetos publicitários
·         Envelopes
·         Papel de fax
·         Papéis timbrados
·         Arquivos mortos
·         Cartão e papelão

E qual o tipo de papel que não é aceite?
·         Papeis plastificados
·         Papeis metalizados
·         Papeis parafinados, papel vegetal, fotografias
·         Fitas adesivas

Onde podes depositar/entregar o teu papel?
Nos pavilhões, na Biblioteca e em diversos pontos da escola, encontrarás caixas devidamente identificadas para o efeito.
VAMOS GANHAR MAIS ESTE DESAFIO!


PARTICIPA. 

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Malala recebe prémio Sakharov para os Direitos Humanos

Malala Yousafzaï, a jovem paquistanesa de 16 anos alvo de tentativa de assassinato pelos Talibãs, recebeu nesta quarta-feira o prémio Sakharov para os Direitos Humanos.
A cerimómia decorreu no Parlamento Europeu e o galardão foi-lhe atribuído pela luta que tem desenvolvido a favor da educação das crianças paquistanesas e do resto da Ásia.
Símbolo da luta contra o extremismo religioso, Malala, de 16 anos, recebeu fortes aplausos.
“Dedico este prémio aos heróis desconhecidos do Paquistão e pessoas de todo o mundo que lutam pelos direitos humanos básicos.
Tenho esperança de que através da nossa unidade e determinação, podemos alcançar os nossos objetivos e ajudar os 57 milhões de crianças que precisam de nós e essas crianças não querem um iPhone, um X-Box, um PlayStation ou chocolates, elas só precisam de um livro e uma caneta”

Por ter denunciado as leis impostas pelos Talibãs entre 2007 e 2009 na região do Vale do Swat, noroeste do Paquistão, e defendido o direito das meninas irem à escola, Malala Yousafzai foi alvo de um ataque em 9 de outubro de 2012, quando voltava a casa num autocarro escolar. @ Euronews

terça-feira, 19 de novembro de 2013

gooooooooooolo!

Portugal venceu hoje a Suécia por 2-3, em encontro da segunda-mão do play-off de acesso à fase final do Mundial'2014, disputado em Estocolmo, e garantiu assim a presença na fase final da prova, que vai jogar-se no Brasil no próximo ano. Três golos de Cristiano Ronaldo, que igualou Pauleta na lista dos melhores marcadores da seleção, garantiram a vitória num jogo de nervos para os adeptos portugueses.

Suécia-Portugal



O interesse mediático em redor do jogo é da tal ordem que nas últimas 48 horas a federação sueca recebeu cerca de 50 pedidos de órgãos dos mais diversos países, entre eles da China, Japão e Malásia.
O CRESCER grita por Por-tu-gal.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

da blogosfera: termina hoje o prazo

… para os professores classificadores darem resposta por mail à Drª Paula Meneses para a participação no “projeto” como classificador da PACC.
Não conheço qualquer voluntário para este “projeto” e acho que o MEC vai tomar decisões em função do número de classificadores que lhe chegarem. Se o número for bastante reduzido quase aposto que dispensará os docentes com mais de 5 anos de serviço de fazerem a prova de avaliação este ano.
E amanhã é o último dia de prazo para sair o aviso de forma a que a prova se realize dia 18 de Dezembro. @ Blog DeAr Lindo

parabéns, Calvin & Hobbes!



Calvin and Hobbes é uma série de tiras criada, escrita e ilustrada pelo autor norte-americano Bill Watterson e publicada em mais de 2000 jornais do mundo inteiro entre 18 de novembro de 1985 e 31 de dezembro de 1995, tendo ganho em 1986 e 1988 o Reuben Award, da Associação Nacional de Cartoonistas dos Estados Unidos.

Calvin é um garoto de seis anos de idade cheio de personalidade, que tem como companheiro Hobbes, um tigre sábio e sarcástico, que para ele está tão vivo como um amigo verdadeiro, mas para os outros não é mais que um tigre de peluche. De acordo com algumas visões, as fantasias mirabolantes de Calvin constituem frequentemente uma fuga à cruel realidade do mundo moderno para a personagem e uma oportunidade de explorar a natureza humana para Bill Watterson.
Ao fim de dez anos de publicação, os fãs consideram Calvin & Hobbes uma obra prima pela sua visão única do mundo, pela imaginação do protagonista e pelas situações insólitas que se estabelecem.
Watterson abandonou a criação que o tornou famoso em 1995, embora as tiras continuem em publicação em vários jornais.
Parabéns, Calvin & Hobbes, o mundo precisa de vós!

sábado, 16 de novembro de 2013

as regras das rescisões para professores

Docentes do básico e secundário têm até 28 de Fevereiro para pedir a cessação de contrato.
Arranca hoje o programa de rescisões amigáveis para os professores do ensino básico e secundário. Para já, o Ministério da Educação não arrisca previsões de adesão, mas o OE/14 estima atingir uma poupança de 93 milhões de euros e reserva 86 milhões para pagar as compensações. Os sindicatos prevêem que o nível de adesão será "muito baixo" e tecem duras críticas aos termos do programa. Isto porque as condições oferecidas aos professores são menos generosas do que as dadas aos assistentes e operacionais. "Em função do limite de idade, do valor pago e com a incerteza quanto ao aumento da idade da reforma, a nossa expectativa é que o número de adesões será muito baixo", diz a vice-presidente da FNE, Lucinda Dâmaso. Conheça as condições essenciais deste programa.

1. Quem pode rescindir?

O programa de rescisões amigáveis é para todos os professores do ensino básico e secundário que pertençam aos quadros, tenham menos de 60 anos e ainda não tenham pedido a reforma. De fora ficam os docentes com mais idade, os que já aguardam a aprovação da aposentação e os que tenham uma licença sem vencimento superior a 90 dias.

2. qual o prazo para apresentar o pedido? 

Os professores têm até 28 de Fevereiro para apresentar o seu pedido de rescisão, que será sujeito a autorização pelo secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino. Depois da resposta do Governo, os professores têm oito dias úteis para comunicar à escola se aceitam a rescisão. Caso não o façam, a cessação de contrato é recusada.

3. Como podem entregar os pedidos?

O modelo de requerimento está disponível a partir de hoje na página da internet da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE). Depois de preenchido, deverá ser enviado para a Direcção-Geral da Administração educativa (DGAE).

4. Qual o valor das compensações?

Não há tectos máximos para as indemnizações e os valores serão calculados de acordo com os salários auferidos em 2013, mesmo que o professor decida rescindir só em 2014. Para os professores com menos de 50 anos a compensação será de 1,25 salários por cada ano serviço e para os que tenham entre 50 e 59 anos será de 1 salário. Entre os docentes do pré-escolar, 1º ciclo, EVT e ET a compensação é de 1,50 salários por ano para quem tem menos de 50 anos e de 1,25 salários para os que tenham entre 50 e 59 anos.

5. vão ter direito a subsídio de emprego? 

Os docentes que rescindam o contrato com o Estado não têm direito a subsídio de desemprego. Além disso, as compensações superiores a 1 salário serão tributadas em sede de IRS. O valor tributado será a diferença entre 1 salário e o valor recebido e as taxas dependem do valor do rendimento, podendo ir de 14,5% a 48%.

6. quando vão ter efeito as rescisões?

O fim do contrato tem efeitos no primeiro dia do mês seguinte para os professores com horário zero (sem turma atribuída) e em Setembro de 2014 para os professores com componente lectiva atribuída. Com a cessação de contrato, os professores ficam impedidos de regressar à Função Pública.

7. Como é feita a contagem do tempo de serviço? 

Ao rescindir, os professores perdem o vínculo à Caixa Geral de Aposentação. Desta forma, quando o docente passar à reforma, o tempo de serviço que será tido como referência para calcular o valor da sua pensão será o verificado à data da rescisão. No entanto, os professores podem manter-se como beneficiários da ADSE desde que continuem a descontar para este sistema. @ Económico 

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

cantoras portuguesas fazem homenagem a Joni MItchell

Cantoras portuguesas fazem homenagem a Joni MItchell no Misty Fest - A esta hora decorre o concerto conta com a participação de numerosas cantoras portuguesas - Amélia Muge,  Aline Frazão, Ana Bacalhau (Deolinda), Cati Freitas, Elisa Rodrigues, Luísa Sobral, Mafalda Veiga, Manuela Azevedo (Clã), Márcia e Sara Tavares - e está marcado para o Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a 14 de novembro, dia em que a cantautora faz 70 anos.

Este concerto de homenagem a Joni Mitchell é a mais recente novidade do cartaz do Misty Fest, evento que acontece no final do ano, em várias salas. 
Filipe Raposo, no piano e direção musical de arranjos, Carlos Bica no contrabaixo e Carlos Miguel na bateria contribuirão também para o concerto. 

Quem não se recorda desta Senhora? Apreciem o vídeo com data de 1970 e comparem com a interpretação amadurecida da mesma música no ano de 2000.





Parabéns, Joni Mitchell!

Troika quer cortes nos salários e pensões a título definitivo


“Para cumprir a meta do défice de 2,5% em 2015 será preciso um ajustamento estrutural primário adicional de cerca de 1% do PIB” e “um novo ajustamento estrutural primário de cerca de 1% do PIB será necessário depois de 2015 para atingir o objectivo do tratado orçamental”.
A conclusão consta do relatório do FMI, ontem (quarta-feira) divulgado, sobre a 8ª e 9ª revisões ao programa de ajustamento português.
Hoje, o Diário Económico esclarece que o que esta afirmação sugere é que mesmo depois de implementado o ‘pacote de austeridade’ previsto no Orçamento do Estado para 2014, que promete cortes nos salários e pensões dos funcionários públicos, a consolidação orçamental ainda estará longe do desejável.
Pelo que, acrescenta o relatório do FMI, será necessário aplicar mais 3,4 mil milhões de austeridade, o correspondente a 2% do PIB, depois de 2015.
Apesar de reconhecer que Portugal está num contexto de “fadiga de reformas” e que a margem para medidas alternativas é curta, o FMI deixa alerta para que o ajustamento das contas públicas seja feito menos com base em medidas temporários e mais em permanentes, como por exemplo, refere o documento, o corte nos salários e pensões.
O Diário Económico revela que esta posição é também partilhada por Bruxelas, salientando que se o Governo não pretender fazê-lo terá de encontrar medidas compensatórias de igual impacto na despesa. @ Notícias Ao Minuto

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

seis mil professores aposentados em 2014, calcula Nuno Crato

Crato quer 4.500 professores aposentados em Janeiro
Ainda bem que temos um ministro perito em contas! :)
Respondendo a dúvidas de Luís Fazenda, Nuno Crato admitiu que as «contas são falíveis», mas assegurou que os serviços do ministério «estão em cima do problema das aposentações».
O ministro da Educação acredita que cerca de seis mil professores vão estar aposentados em 2014, 4500 dos quais já em janeiro, declaração que fez durante a discussão na especialidade do Orçamento para a Educação.
Respondendo às dúvidas do deputado Luís Fazenda, do Bloco de Esquerda, Nuno Crato admitiu que «todas as contas são falíveis, nomedamente aquelas que têm a ver com decisões humanas e com a máquina administrativa».
«Agora, elas estão tão bem feitas como conseguimos. Posso garantir que os nossos serviços estudaram e estão em cima do problema das aposentações para saber exatamente quantas elas são e para poder ter aqui uma tradução da previsão o mais fiel possível aquilo que os dados nos indicam», sublinhou. @ TSF

terça-feira, 12 de novembro de 2013

sobre a PACC: posição pública da Escola Secundária Francisco de Holanda

Posição pública da Escola Secundária Francisco de Holanda


"PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E CAPACIDADES
ABAIXO-ASSINADO

O Governo e o Ministério da Educação decidiram regulamentar e marcar a data da prova de avaliação de conhecimentos e competências para todos os colegas professores que não pertencem aos quadros do Ministério da Educação, muitos deles com mais de dez ou quinze anos de serviço (ou até mais) e tendo sido várias vezes avaliados com notações de Bom, Muito Bom e Excelente, prova essa considerada agora pré-requisito necessário para futuros concursos de colocação de professores.

Ora, a profissão de professor requer uma formação e provas sucessivas de avaliação das mais exigentes de todas as profissões públicas e privadas.

Antes do quadro legislativo agora aplicado pelo atual Ministro da Educação, não só a profissão de professor exigia já cinco anos de formação académica superior e um/dois anos de estágio profissional, antes da entrada na carreira, como ainda outro ano de período probatório, depois da entrada na carreira. Fazia, também, parte desse enquadramento geral de pré-requisitos para concurso à carreira ou função de professor, a realização de uma prova de avaliação de conhecimentos e competências para aqueles profissionais que, desempenhando a função de professores, tivessem obtido na avaliação do desempenho docente menção qualitativa inferior a Bom.

O que agora se preconiza é a obrigatoriedade de realização de uma prova de avaliação de conhecimentos e competências, em duas partes, para todos os colegas professores que não fazem parte dos quadros do Ministério da Educação, questionando objetivamente a qualidade do seu trabalhado, realizado, em muitos casos, durante décadas, ao serviço da educação pública em Portugal, e assim debilitando globalmente a imagem e o estatuto da profissão de Professor, junto dos alunos e dos cidadãos portugueses em geral.

Os abaixo assinados, professores dos quadros do Ministério da Educação a lecionar na Escola Secundária Francisco de Holanda, entendem esta deliberação governamental como profissionalmente inaceitável e indigna e comprometem-se a em nenhuma circunstância se disporem a vigiar, controlar ou, muito menos, corrigir, as referidas provas, se a isso vierem a ser chamados, por entenderem que essa tarefa se afasta quer de qualquer enquadramento legal ou funcional da profissão de professor, quer de um mínimo de dignidade e deontologia profissionais.

O presente abaixo-assinado será enviado para os órgãos da administração educativa, da soberania nacional e comunicação social.

Escola Secundária Francisco de Holanda, Guimarães, 11 de novembro de 2013"

Talvez seja de partilhar, sem esmorecimento.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

11 de novembro: dia de São Martinho


O Dia de São Martinho é celebrado anualmente a 11 de novembro. Este dia é uma das celebrações que marcam o Outono.
A lenda de São Martinho conta que certo dia, um soldado romano chamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo cheio de frio que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em duas e deu uma ao mendigo. De repente o frio parou e o tempo aqueceu. Este acontecimento acredita-se que tenha sido a recompensa por Martinho ter sido bom para com o mendigo.
A tradição do Dia de São Martinho é assar as castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do Verão anterior.
Por norma, na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece. Este acontecimento é conhecido como o Verão de São Martinho.

 Provérbios de São Martinho
 Por S. Martinho semeia fava e o linho.
 Se o Inverno não erra o caminho, tê-lo-ei pelo S.    Martinho.
 Se queres pasmar o teu vizinho, lavra, sacha e esterca  pelo S. Martinho.
 No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o vinho.
 No dia de S. Martinho, castanhas, pão e vinho.
 No dia de S. Martinho com duas castanhas se faz um magustinho.
 Dia de S. Martinho, fura o teu pipinho.
 Dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.
 Pelo S. Martinho, todo o mosto é bom vinho.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

OUVIR e LER (Camané canta Álvaro de Campos)



Ai, Margarida,
Se eu te desse a minha vida,
Que farias tu com ela?
-Tirava os brincos do prego,
Casava c'um homem cego
E ia morar para a Estrela.
Mas, Margarida,
Se eu te desse a minha vida,
Que diria a tua mãe?
- (Ela conhece-me a fundo.)
Que ha muito parvo no mundo,
E que eras parvo também.
E, Margarida,
Se eu te desse a minha vida
No sentido de morrer?
-Eu iria ao teu enterro,
Mas achava que era um erro
Querer amar sem viver.
Mas, Margarida,
Se este dar-te a minha vida
Não fosse senão poesia?
-Então, filho, nada feito.
Fica tudo sem efeito.
Nesta casa não se fia.

8 de novembro de 2013: greve nacional da função pública




Consultas e cirurgias canceladas, escolas fechadas, tribunais com julgamentos adiados e autarquias e serviços públicos parados. Este é o cenário da greve desta sexta-feira, que voltou a juntar CGTP e UGT contra os cortes na função pública. Sindicatos falam em adesão entre os 70% e os 100% na recolha de lixo e nos hospitais e em taxas dos 50% a 100% nas escolas.
O agravamento dos cortes salariais para os funcionários públicos levou os sindicatos da UGT e da CGTP a convocarem esta greve que poderá levar ao encerramento de escolas, tribunais, finanças e deixar o lixo por recolher nas ruas.

existem 430 mil jovens 'parados' em Portugal

Existem 430 mil jovens 'parados' em Portugal
Mais de 430 mil jovens portugueses não estudam nem trabalham, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística. O número recorde foi atingido no ano passado e revela a dificuldade dos portugueses, nomeadamente dos jovens com pouco experiência, em encontrar trabalho.
São 434 mil jovens de todo o País que se encontram ‘parados’, um número recorde batido no ano passado, de acordo com aos dados do Instituto Nacional de Estatística, a que a TSF teve acesso.
O problema afecta com especial relevância as pessoas com menos escolaridade, mas não deixa de foram os licenciados, devido à elevada taxa de desemprego registada em Portugal.
De entre as desvantagens desta ‘paragem’ na vida dos jovens, encontram-se a falta de experiência (e a impossibilidade de a conseguir), que coloca a vida profissional de milhares de portugueses num impasse.
Os Açores e a Madeira são as regiões mais afectadas, revelam as estatísticas. @ Notícias ao minuto

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

histórias da Terra e da Vida: do Big Bang ao Homem

Este ciclo de conferências, de 19 de novembro a 12 de dezembro, encontra-se integrado no âmbito da programação paralela da exposição: "Terra em Transformação" patente na Reitoria da U.Porto de segunda a sexta-feira entre as 10H00 e as 17H00.
Visite a exposição e participe no ciclo de conferências.
Alguns dos oradores já são familiares à nossa escola: estiveram cá no início do ano letivo, no já habitual encontro da "Ciência por quem a faz e por quem a ensina", promovido pelo centro maiatrofa.


Imagem jpeg

da blogosfera: de humilhação em humilhação

Ver um telejornal e deparar com a polémica à volta da prova de avaliação de professores é humilhante para este grupo profissional. Lá aparece o ministro a dizer sei lá o quê e seguem-se os sindicatos a ameaçarem com tribunais ou professores a manifestarem a sua justa indignação.

Há cerca de oito anos que é assim e quase diariamente: a vida profissional dos professores portugueses é a mais devassada do sistema solar. Se o MEC desconfia da credibilidade de algumas instituições que se dedicam à formação inicial dos professores, que as aponte e encerre ou que as sujeite a uma qualquer avaliação credível. Dá ideia que é isso, mas os lóbis do costume prevalecem e as verdades tornam-se inconvenientes. Mas o que não devia acontecer é esta forma indigna de nivelar por baixo, atingindo todos, e com o detalhe dos 20 euros; e imaginam-se os próximos episódios.
Paulo Prudêncio in Correntes

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

colégios privados autorizados ao lado de escolas públicas

São colégios privados, construídos de norte a sul do país e financiados pelo Estado com muitos milhões.
Ao todo, são 81 colégios pagos por todos nós. Muitos deles autorizados ao lado de escolas públicas que conseguem dar resposta. 
Vale a pena ver esta "Verdade Inconveniente"

terça-feira, 5 de novembro de 2013

surpresa: novos programas para o Secundário a Português, Matemática e Física e Química A!

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) colocou hoje em consulta pública as propostas de novos programas de Português, Matemática e Física e Química A do ensino secundário.                                                                                                                                                                                             «Com a preocupação de atualizar o currículo do ensino secundário - agora incluído na escolaridade obrigatória -, e tendo em conta alterações introduzidas no ensino básico, foram elaborados novos Programas de Português e de Matemática A, dos 10.º, 11.º e 12.º anos, e de Física e Química A, dos 10.º e 11.º anos, contribuindo para a coerência de todo o percurso escolar dos alunos», explicou o MEC, em comunicado.
Em junho deste ano o ministério já tinha homologado o novo Programa de Matemática do Ensino Básico, apesar das críticas dos professores da disciplina, que o consideraram «um retrocesso».
De acordo com o comunicado de imprensa do MEC, História, Geografia e Ciências Naturais, do 9.º ano do ensino básico, e Física e Química do 12.º ano, do ensino secundário, além das três disciplinas do ensino secundário que também têm novos programas, são as disciplinas que têm desde hoje metas curriculares em discussão pública, «dando início à terceira fase de um processo que começou com a revisão da estrutura curricular».
As metas identificam os conhecimentos a adquirir e as capacidades que se querem ver desenvolvidas em cada área disciplinar e ano de escolaridade.
No comunicado, o ministério explica que as metas «foram elaboradas por equipas disciplinares, que contaram com um grupo de consultores formado por diversos especialistas» e que «estão formuladas de forma clara e precisa, de modo a facilitar a sua consulta e utilização».

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

texto de autor: a vida

A vida é como uma teia e quem a tece somos nós com as nossas escolhas e decisões. Por vezes erramos, mas voltamos atrás e tentamos remendar o mal que fizemos; quando não há nada que se possa fazer, a nossa teia fica com “buraquinhos”.
Outras vezes, estamos tão ocupados a pensar no futuro, em seguir em frente, que nem reparamos em quem está ao nosso lado e magoamos quem não devíamos e, com isso, sofremos muito. Depois, a nossa teia fica com tantos “buraquinhos” que nós acabamos por cair e por nos magoar também.
Não há uma vida perfeita! Há sempre algo que faz com que se prejudique os outros; mas nós podemos lutar por uma vida melhor. Isso, sim, é possível!
Umas pessoas dizem que a vida é dura, difícil, triste... Outras dizem que é linda, fantástica, incrível... Mas a vida é assim mesmo: algumas vezes, é dura, difícil e triste quando choramos, gritamos... outras vezes, é fantástica, linda, incrível, maravilhosa, fenomenal quando rimos, sorrimos, cantamos, festejamos... A vida é constituída por alegria/tristeza, choros/risos... É mesmo assim.
Se nós queremos algo que nos realize, devemos lutar por isso, mas não nos podemos esquecer das pessoas fantásticas que temos ao nosso lado, que nos apoiam, que nos dão conselhos, que nos abrem os olhos... Estas pessoas são muito importantes para nós. Elas marcam-nos com os pequenos e grandes gestos; elas fazem-nos crescer a cada dia que passa.
Nos momentos mais tristes e trágicos, essas pessoas, que até podem ser insignificantes, ajudam-nos, apoiam-nos e, acima de tudo, ouvem-nos: ouvem as nossas mágoas, as nossas tristezas, tudo o que temos dentro de nós, aquilo que está “entalado” e que mais ninguém sabe e ouve. Mas, quando não temos ninguém, só podemos fazer três coisas: levantar a cabeça, pensar positivo e seguir em frente.
Custa muito ultrapassar as adversidades da vida, mas há que acreditar que há sempre algo de bom à nossa espera.
A vida é tudo isto!
SE QUEREMOS UMA VIDA FELIZ, TEMOS A OBRIGAÇÃO DE LUTAR PARA A ALCANÇAR.
Sam Freitas*
*pseudónimo 

quem foi Shakuntala Devi?

A indiana Shakuntala Devi, o 'computador humano', que completaria hoje 84 anos, é homenageada com um google doodle. Shakuntala demonstrava extrema capacidade para fazer contas, superando as máquinas de calcular. Nasceu a 4 de novembro de 1929, morreu em abril de 2013 e é lembrada hoje.
doodle shakuntala devi 600Um google doodle lembra, nesta segunda-feira, a indiana que fazia contas com maior eficácia do que uma calculadora. Shakuntala Devi era um prodígio da Matemática e tornou-se mundialmente conhecida pelo seu talento, de tal forma invulgar que ficou conhecida como “computador humano”. (Ler mais aqui).

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Tiago Tavares, o nosso campeão

No fim de semana de 12 e 13 de Outubro o aluno da nossa Escola, Tiago Tavares do 11º I participou no torneio de Boccia “Captação de Novos Talentos” que, teve lugar no Seixal e contou com a participação de dezenas de jovens atletas.
O Tiago alcançou o 1º lugar na competição individual Bc3 assim como na competição de pares Bc3.
Excelente desempenho do nosso aluno.
Parabéns Tiago e continuação de bom trabalho. 

Tiago Tavares
 
 Acompanhe as notícias deste grupo de trabalho em:

VER (bom cinema perto de casa)



A programação do Cineclube da Maia para o mês de Novembro inclui mais uma edição dos Ciclos Pequenos, desta vez exibindo três documentários históricos portugueses no Auditório da Quinta da Caverneira, em Águas Santas. 


Destaca-se ainda as exibições regulares no Cinema Venepor. Primeiro a aclamada comédia francesa "Amigos Improváveis", o filme mais visto em França em 2011, já este sábado. Seguido por um nomeado para a Palma D'Ouro no Festival de Cannes 2011: "Michael"; e terminando o mês com "A Pele Onde Eu Vivo", o penúltimo filme de Pedro Almodóvar.