Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

um conselho: rotina escolar deve ser retomada uma semana antes do fim das férias

A transição das férias de Verão para o novo ano lectivo e o regresso às rotinas é difícil para as crianças e para os pais. Para tornar o processo mais fácil, o regresso aos horários deve ser implementado uma semana antes do primeiro dia de aulas, aconselham os especialistas. "É normal que as crianças não tenham sono à noite depois de terem passado várias semanas com horários diferentes. O ideal é que, na semana anterior ao início das aulas, os horários sejam retomados cada dia mais cedo, para que o reajuste se faça de forma gradual", aconselha Filipe Silva, pediatra do hospital Cuf Descobertas.
Os pais devem determinar uma hora de deitar que permita à criança um tempo de sono adequado, tendo em conta a hora de levantar. A duração do sono recomendada para as crianças depende da idade mas, na maioria dos casos, a hora mais indicada para se deitar varia entre as 21 e as 22 horas.
"A privação do sono prejudica a capacidade de concentração das crianças, a memória e a criatividade, reflectindo-se no comportamento e no rendimento escolar", acrescenta o pediatra. Na semana de readaptação, as crianças podem também começar a fazer algum trabalho que lhes lembre a escola, o que, não sendo fundamental, pode ajudar a entrar no ritmo escolar. @ SOL

Sem comentários: