Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Mandela em “recuperação” no dia do 95º aniversário

Centenas de pessoas desejaram, esta manhã, um feliz aniversário a Nelson Mandela, às portas do hospital de Pretória onde o ex-presidente sul-africano se encontra internado desde o dia 8 de junho.
No dia em que cumpre 95 anos de idade, as autoridades sul-africanas afirmam que o nobel da paz se encontra a recuperar de uma grave infeção pulmonar.
Apesar da incerteza sobre o seu estado de saúde, ou por causa dela, milhares de pessoas celebram ao longo do país o legado do combatente anti-apartheid.

“É um verdadeiro pioneiro, um combatente e agradeço-lhe por tudo o que fez por este país”, afirma uma residente de
Pretória.

“É uma fonte de inspiração para muitos sul-africanos, em especial quando vemos os sobressaltos que teve que enfrentar na vida e a forma como conseguiu sempre ultrapassá-los mantendo sempre a compaixão, é algo exemplar e espero que recupere rapidamente”, afirma outro residente.
O dia de hoje, declarado dia de Mandela pela ONU desde 2010, é a ocasião para os sul-africanos se dedicarem a ações caritativas. A maioria dos cidadãos realiza sessenta e sete minutos de trabalho voluntário em honra dos 67 anos de luta contra o apartheid. O presidente Jacob Zuma assinala a data com a tradicional entrega de várias casas a famílias mais carenciadas, tanto brancas como negras, em nome da reconciliação entre as raças defendida por Mandela. @ Euronews

Sem comentários: