Número total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de maio de 2013

nova nota de 5 euros entra hoje em circulação

nova nota de 5 euros

Na apresentação da nova nota, na segunda-feira, o governador do Banco  de Portugal disse que esta nota tem "elementos de segurança mais robustos"  para "prevenir tentativas de colocação em circulação de notas contrafeitas".
Na zona euro, em 2012, em cada milhão de notas de euro 33 eram contrafeitas,  uma redução face à média de 51 notas detetada em 2010. 
A nova nota tem elementos distintivos da antiga. A marca de água e o  holograma incluem um retrato da figura mitológica grega Europa, que dá nome  à segunda série de notas de euro. Um elemento de segurança novo que se destaca  é o número cinco em verde esmeralda, o qual, dependendo do ângulo de observação,  muda de cor para azul-escuro. 
Além disso, nas margens esquerda e direita da frente da nota, figuram  pequenas linhas impressas em relevo, destinadas a facilitar a identificação  das notas, especialmente por cegos e amblíopes.  
Apesar do lançamento desta nova nota de cinco euros, não será preciso  trocar a nota antiga que continuará em circulação, sem perder o seu valor.  Essas notas serão retiradas de circulação gradualmente.@SIC Notícias

Sem comentários: