Número total de visualizações de páginas

sábado, 6 de abril de 2013

visita à “Catedral da Ciência” - CERN


Às 9h do dia 20 de Março um grupo de alunos do 12º ano da Escola Secundária de Águas Santas dirigiu-se para o aeroporto Francisco Sá Carneiro rumo a Genebra, Suíça.
 Esta viagem teve como objetivo a visita ao CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire).  Iniciámos a visita com uma palestra que nos ajudou a perceber melhor o que é o CERN e o tipo de investigação que se faz neste local. Para além disso, visitamos um pavilhão, onde foram efetuados os testes de muitos dos instrumentos e máquinas utilizadas nas investigações, nomeadamente partes do grande acelerador de partículas, o LHC. Demos ainda uma olhadela ao microcosmos e ao GLOBE, exposições relacionadas com as pesquisas.  É engraçado pensar que no decorrer da visita, e até sentados ao nosso lado durante os almoços, estiveram investigadores Prémios Nobel.
Ficamos ainda a conhecer o Palácio das Nações Unidas, sede da ONU da Europa.
Durante toda a visita a Genebra realizamos uma espécie de peddy paper (chamado jogo de pista), que nos ajudou a conhecer melhor a cidade. Organizados em grupos, alunos para um lado e professores para o outro, realizamos com todo o empenho esta tarefa. Constatamos que à hora marcada na pousada, os alunos eram pontuais e os senhores professores chegavam por vezes ligeiramente atrasados. Para respeitar as normas da Pousada, às 22:30h estávamos todos na caminha a dormir, mas à meia noite a brisa do lago era refrescante, por vezes até demais…
Ana Rita, Isabel Sousa, Mafalda Martins
à entrada do CERN

à porta da Globe

lago, à noite

Sem comentários: