Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 10 de abril de 2013

site assinala 70 anos de "O Principezinho"

desenho do próprio autor

Publicado pela primeira vez a 6 de de abril de 1943, o livro de Antoine Saint-Exupéry comemora  70 anos de existência.
Ao contrário do que se possa pensar, 'O Principezinho' não foi lançado pela primeira vez em França mas sim nos Estados Unidos, onde Saint-Exupéry se encontrava exilado durante a Segunda Guerra Mundial. O livro foi mais tarde editado em França, em 1946, pela editora Gallimard, a título póstumo, dado o desaparecimento do autor em 1944.
A história, sobre um aviador que tem uma avaria em pleno deserto do Sahara, é uma viagem por vários planetas, onde 'O Principezinho' vai encontrando uma série de personagens com quem vai conversando e aprendendo, através de diálogos metafóricos e filosóficos.
Entre as várias edições especiais lançadas, existe uma acompanhada por um caderno de desenhos originais do autor, assim como o próprio livro conta com as ilustrações de Saint-Exupéry. Para celebrar o aniversário foi criado especialmente um site (http://www.lepetitprince.com/70ans/), onde é possível saber mais sobre a obra, adquirir 'merchandising' ou ainda jogar.
Disponível atualmente em 257 línguas, 'O Principezinho' é a obra de literatura francesa mais lida do mundo (em conjunto com 'O Estrangeiro', de Camus), e tornou-se num livro emblemático, popularizando a frase "O essencial é invisível aos olhos". @ DN

Sem comentários: