Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 1 de março de 2013

SABER + e OUVIR (Zeca Afonso)

Será que os nossos jovens alunos sabem quem foi Zeca Afonso? Ouvem cantar a "Grândola, vila morena" (cada vez mais vezes, ultimamente), mas será que sabem quem foi o seu autor? 25 anos depois da sua morte, o CRESCER presta-lhe homenagem.

SABER +

José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos (Aveiro, 2 de agosto de 1929 —Setúbal, 23 de fevereiro de 1987), conhecido por  Zeca Afonso, foi um professor, cantor e compositor português.
A 29 de Março de 1974, o Coliseu, em Lisboa, enche-se para ouvir José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, José Jorge Letria, Manuel Freire, José Barata Moura, Fernando Tordo e outros, que terminam a sessão com «Grândola, Vila Morena». Militares do MFA estão entre a assistência e escolhem «Grândola» para senha da Revolução de Abril. 
Em 1987, já há 25 anos, José Afonso deixou-nos, vítima de doença incurável. Além de ser um dos mentores da canção de intervenção em Portugal e um baladeiro/compositor notável, soube conciliar a música popular portuguesa e os temas tradicionais com a palavra de protesto. Zeca trilhou, desde sempre, um percurso de coerência. Na recusa permanente do caminho mais fácil morreu abandonado pelas instituições. Mas a voz de "Grândola" perdurará para lá de todos os chacais. (Saiba mais, aqui.)


OUVIR
"Vejam bem" de Zeca Afonso


Saibam, oiçam e vejam bem.
Tenham um bom fim de semana!

Sem comentários: