Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

domingo dorme-se mais uma hora

Os relógios vão atrasar uma hora na madrugada do próximo domingo, das 2h para as 1h em Portugal continental e Madeira, e das 1h para as 0h nos Açores, oficializando a passagem para o horário de inverno.
"A hora será mudada do horário oficial de verão para o de inverno já no próximo domingo, dia 28 de outubro, seguindo a legislação da União Europeia. A existência destes horários no espaço europeu é uma decisão da União Europeia como um todo e não uma decisão individual de cada país. Nesse sentido, todos fazem a transição no mesmo dia e à mesma hora", explicou à Lusa o diretor do Observatório Astronómico de Lisboa, Rui Agostinho.
"Tanto em Portugal continental como na Madeira, que partilham exatamente a mesma hora, haverá um atraso de 60 minutos às 2h na madrugada de 28 de outubro. Os Açores farão a mesma transição às 1h locais para as 0h", precisou.
A decisão de alterar a hora semestralmente - a passagem para o horário de inverno acontece sempre no último fim de semana de outubro e a passagem para o horário de verão no último fim de semana de março - tem raízes históricas que remontam à I Guerra Mundial.
Rui Agostinho recorda que a mudança da hora começou por ser, nessa altura, uma necessidade, para permitir reajustar os horários de trabalho de forma a poupar combustível, fortemente racionado no período de guerra.
Foi a perceção de que a alteração trazia mais benefícios para a sociedade do que uma eventual poupança energética que levou a que se prolongasse até aos dias de hoje. Ler mais: aqui

Sem comentários: