Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 30 de outubro de 2012

30 de outubro: Dia Nacional de Prevenção Contra o Cancro da Mama


Nos dias 29, 30 e 31 de Outubro e 2 de Novembro, o hospital CUF Porto vai promover consultas gratuitas de rastreio ao cancro da mama. A iniciativa insere-se no Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama e conta com o apoio da Associação Laço.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, Fleming de Oliveira, coordenador da Unidade da Mama do hospital portuense, salienta que "qualquer alteração da mama deve ser observada para despiste de cancro, pois um diagnóstico precoce pode ter uma cura cirúrgica em 95% dos casos".
O especialista explica ainda que "os principais sinais de alerta são um nódulo palpável, dores, retração da pele da mama, sinais inflamatórios e escorrência pelo mamilo" e acrescenta que, geralmente, "o cancro da mama é traiçoeiro no seu desenvolvimento", pelo que "todas as mulheres a partir dos 45 anos devem realizar periodicamente uma mamografia".
Os rastreios gratuitos promovidos pelo CUF Porto vão decorrer nos dias referidos na Unidade da Mama daquela instituição hospitalar (piso 0), entre as 9.00h e as 18.00h. O objetivo desta unidade é "promover uma elevada qualidade de serviços na observação específica das doenças da mama, reunindo, no próprio dia, todos os exames necessários para um diagnóstico seguro e a definição de uma terapêutica adequada".
De acordo com o hospital, já existem em Portugal cirurgias menos agressivas e não mutilantes para o cancro da mama, que permitem uma melhor qualidade de vida no pós-operatório e a redução do tempo de internamento.
Atualmente, uma mulher com diagnóstico precoce pode realizar a cirurgia mínima da mama e da axila com internamento de 24 a 48 horas, podendo depois retomar a sua atividade com normalidade.@ Boas Notícias

Sem comentários: