Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 17 de abril de 2012

bastidores do Teatro Nacional de S. João

fachada TNSJ
As turmas A e B, do 12º ano, foram, ontem à tarde, visitar os bastidores do Teatro Nacional de S. João, no âmbito da disciplina de Português, com a professora Manuela Couto.

Ficaram a conhecer um pouco da história deste teatro: o Teatro Nacional São João (TNSJ) localiza-se na Praça da Batalha, no centro histórico da cidade do Porto. Denominado originalmente como Real Teatro de São João, a sua primitiva edificação data de 1794 por determinação de Francisco de Almada e Mendonça.
A 11 de Abril de 1908 um violento incêndio destruiu completamente o edifício.
Sem se conformar com a perda, foi constituída uma comissão para a reconstrução do edifício, que teve início em 1911, com projeto de Marques da Silva. Foi inaugurado a 7 de Março de 1920. Durante longos anos funcionou como sala de cinema, São João Cine, e só mais tarde, em 1992, passou a designar-se como Teatro Nacional, tendo sido adquirido pelo estado português.


interior da sala
Para além da história do teatro, as turmas puderam ver de perto o "avesso" do edifício e ficaram a compreender como se evolui de um texto dramático até uma representação. Puderam pensar nos imensos profissionais de diferentes áreas envolvidos nesta arte, enquanto percorriam o T.N.S. João desde a entrada até ao foyer, apreciando a sala de espetáculos, passando pelos camarins, descendo à zona baixa do palco, subindo até ao salão nobre e terminando com uma bela panorâmica da sala, vista dos lugares do 1º balcão.

Foi uma visita muito interessante e oportuna. Conhecido o teatro pelo lado de dentro, ficou o desejo de voltar, dessa feita para assistir a uma representação.

1 comentário:

mc disse...

Gosto muito de visitar o TNSJ e de levar os meninos a conhecê-lo. Se gostarem de ir, acho que ainda vale mais a pena!