Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 7 de março de 2012

FUTSAL: Profs da ESAS esmagam líderes do torneio


Os elementos da nossa equipa: em pé - Manuel Ferreira (Diretor Desportivo), Serafim Borges (capitão), Gui Pestana, Tiago Lima e Humberto Nogueira (Treinador). Na primeira fila - António Coimbra, Carlos Simão, António Portela e Patrícia Fraga que brilhantemente derrotaram a equipa dos professores do Agrupamento de Escolas do Levante da Maia.
            O dia 3 de Março de 2012 irá, certamente, ficar nos anais do futsal sénior maiato com a exibição e concludente vitória da equipa de professores da nossa Escola sobre os seus colegas do Agrupamento de Escolas do Levante da Maia.

Com efeito, no final da disputada partida de futsal, integrado no Torneio Concelhio organizado pela Casa do Professor da Maia, os “bravos”, como já são apelidados os nossos atletas-professores, venceram sem mácula a equipa que até ao passado sábado contava por vitórias todos os jogos disputados.
Vamos então à crónica do jogo. Perante cerca de aproximadamente meio milhar de adeptos “torcendo” pelas duas equipas, decorreu no passado sábado, no pavilhão gimnodesportivo da Escola Básica de Moreira da Maia mais uma jornada no Torneio de Futsal de professores da Maia. Desta feita, o encontro opôs as equipas da Escola Secundária de Águas Santas e os seus colegas da Escola do Levante da Maia.
Jogo aguardado com muita expetativa, já que a equipa adversária tinha infligido pesadas derrotas nos dois últimos encontros disputados às equipas das escolas da Maia e do Castelo da Maia.
Ao intervalo verificava-se um injusto 1- 2 com o golo da nossa equipa a ser apontado por António Portela, numa jogada plena de oportunidade em que estiveram envolvidos todos os elementos da equipa e que, ao primeiro toque, finalizaram com um golo de belo efeito.
Após o intervalo e retemperado do esforço despendido na primeira parte, os nossos “bravos” atletas, fruto das permanentes substituições operadas pelo técnico Humberto Nogueira, fizeram uma segunda parte quase perfeita traduzida numa extraordinária vitória final por 5 – 3.
A equipa, apesar de desfalcada dos colegas Manuel Ferreira, Óscar Brandão, Luís Alves e Rui Ferreira, patenteou uma evidente superioridade relativamente à equipa adversária, jogando sempre ao primeiro toque e muito perto uns dos outros, de acordo com as indicações do técnico Humberto Nogueira. O resultado final não poderia ser outro. Até pecou, em nossa opinião, por escasso, porque foram muitas as oportunidades perdidas pela nossa equipa, sobretudo no segundo tempo de jogo.
  Vamos, pois, caraterizar cada um dos elementos da nossa equipa: na baliza, o guardião Carlos Simão continua a revelar uma invulgar condição física, segurando as nossas redes com grande valentia.
O “capitão” Serafim Borges suou as estopinhas e fez um excelente jogo direto colocando magníficas bolas de jogo ao alcance dos colegas mais avançados.
Enfoque especial também para o melhor marcador da jornada, António Portela que teve um excelente desempenho ao longo de todo o jogo e que fez dois extraordinários golos.
Destaque ainda para Gui Portela que através da força física aliada à técnica individual fez “gato-sapato” da defesa adversária, contribuindo, assim, para o resultado final.
Referência para a “nossa menina”, Patrícia Fraga que, pela terceira vez consecutiva, marcou um belo golo, após uma excelente jogada individual de António Portela.
Saliência ainda para António Coimbra, muito esforçado quando era preciso ajudar na linha defensiva e para Tiago Lima que se estreou pela nossa equipa e que acabou por fazer um dos golos. 
         A finalizar, uma palavra para o atleta e também Diretor Desportivo, Manuel Ferreira (que devido a uma pequena lesão não pode dar o seu contributo à equipa) e para o treinador Humberto Nogueira. Ambos não se cansaram de apoiar a equipa com orientações de posicionamentos e de gestão do esforço dos atletas em campo.
Os “bravos” de Águas Santas fizeram um jogo inolvidável frente à única equipa, até então, invicta no torneio. Auguram-se novas façanhas destes brilhantes jogadores que têm dignificado a instituição educativa que servem.
Texto: Mário Pavão – Foto: Tiago Lima

Sem comentários: