Número total de visualizações de página

terça-feira, 27 de março de 2012

dia mundial do teatro

27 de março é Dia Mundial de Teatro e muitos dos teatros têm ofertas especiais. Na mensagem para este dia, o ator John Malkovich dirige-se a todos os que fazem teatro: "que o vosso trabalho possa ser apaixonante".

John Malkovich
O ITI - Instituto Internacional do Teatro pediu a John Malkovich um discurso comemorativo do 50º aniversário do Dia Mundial do Teatro:

"Que o vosso trabalho possa ser apaixonante e original. Que ele possa ser profundo, comovente, contemplativo, e único. Que ele nos ajude a refletir sobre a questão do que significa ser humano, e que esta reflexão seja guiada pelo coração, sinceridade, candura, e charme. Que consigam ultrapassar a adversidade, a censura, a pobreza e o niilismo, que muitos de entre vós serão obrigados a enfrentar. Que sejam abençoados com o talento e rigor para nos ensinar sobre o batimento do coração humano, em toda a sua complexidade, e com a humildade e curiosidade que faça disto o trabalho da vossa vida. E que o melhor de vós próprios - porque só poderá ser o melhor de vós próprios, e mesmo assim apenas em raros e breves momentos - consiga definir a mais fundamental questão como vivemos nós? Desejo sinceramente que o consigam."

Na televisão, às 22.00, a RTP1 apresenta um especial apresentado por Catarina Furtado e Diogo Infante. Os cantos e recantos do Teatro D.Maria II menos conhecidos pelo público servem de anfitriões para esta homenagem a todos os fazedores de teatro (os que dão a cara e os que trabalham nos bastidores). Um aplauso generalizado que se sentirá através das palavras de alguns dos nossos maiores atores e encenadores, de diferentes gerações, com textos portugueses e estrangeiros.

Sem comentários: