Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

de visita à universidade católica

No dia 9 de janeiro, realizamos uma visita de estudo à Universidade Católica, no âmbito das disciplicas de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais (HSCG) e Saúde, com as professoras Gabriela Girão e Carmen Madureira.
Esta visita teve como objectivo conhecer uma Instituição onde se faz formação na área da Saúde, adquirir novos conhecimentos que futuramente serão úteis no tratamento e cuidados a ter com os doentes e conhecer mais alternativas, após o estágio.
Realizámos duas actividades diferentes e bastante interessantes.
Na primeira foi-nos apresentado um PowerPoint sobre o que é ser idoso, como se sente fisicamente um idoso e quais os cuidados que merecem ter. Explicou-nos que é necessário ter paciência e respeito, pois já não têm a mesma condição física do que quando eram mais novos. Foi então proposta uma actividade “secreta” à Alexandra. Depois de muito esperarmos ansiosamente pela entrada da nossa colega na sala, a Alexandra entrou...
E para nossa surpresa ela estava transformada numa idosa...Tinham-lhe colocado uns óculos e uns “pesos” nas pernas, nos braços, nas mãos, nos pés, na barriga e nas costas e também no pescoço. Foi pedido à Alexandra para executar algumas tarefas simples, como andar, sentar-se, apanhar alguma coisa do chão e até escrever o nome dela. Em algumas tarefas foi notória a dificuldade que tinha a fazer, e ela própria o admitiu.
De uma forma engraçada foram-nos transmitidas informações sobre o que era realmente ser idoso e quais as limitações que a partir de uma certa idade surgem e que essas limitações são perfeitamente normais.
A segunda atividade da visita foi realizada com alunas finalistas do curso de enfermagem. A atividade teve como objetivo conhecermos os posicionamentos corretos que um doente acamado deve ter e como fazer as tranferências desses utentes. Executámos, mais uma vez com a ajuda da Alexandra os diferentes tipos de posicionamentos (decubito dorsal, ventral e lateral esquerdo/direito).

Aprendemos também a fazer corretamente as transferências de um doente acamado e por fim o Rui Pinto e o João foram executar essa tranferência sendo a “doente” a Alexandra.
Foi uma ótima visita de estudo.

1 comentário:

Inês disse...

Os alunos gostaram da experiência?