Número total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de Outubro de 2011

somos 7.000.000.000

Somos muitos. E, por vezes, um de nós tem ideias simples e fantásticas. Vejam o que a Vera Moutinho fez a propósito desta realidade numérica:

Um em 7 mil milhões (One in 7 billion) from Vera Moutinho on Vimeo.

sábado, 29 de Outubro de 2011

desafio III, parte II

E, ao longo do fim de semana, apreciem como um "Apontamento" de Álvaro de Campos pode ser convertido em (mais) música:

sexta-feira, 28 de Outubro de 2011

Hallo... quê?

da web
A origem do Halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o Halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão").

Hoje, com ou sem conhecimento das origens deste evento, serve de pretexto para qualquer festa em qualquer lado. Até aqui, na sede do Agrupamento de Escolas de Águas Santas, vai haver uma, no dia 31 de outubro, pelas 20h30m.
Divulgamos a seguinte informação, proveniente da turma organizadora: 

A turma F, do 12º ano do Curso de Técnico de Animador Sociocultural está a organizar, com o apoio dos professores das disciplinas de Animação Sociocultural e Área das Expressões, uma Festa de Halloween, na sede do Agrupamento de Escolas de Águas Santas, no dia 31 de Outubro, pelas 20h.30m.
Vem mascarado e participa no desfile, ficando habilitado a ganhar um prémio.
Os bilhetes podem ser adquiridos junto ao bar todos os intervalos e só custam 2 euros.
Haverá um bar onde poderão ser adquiridos sumos, bolos e outros petiscos.

quinta-feira, 27 de Outubro de 2011

silly season

É costume falar-se em "silly season" a propósito da ausência de notícias relevantes na época de verão. Não é o caso desta estação (season). Não faltam notícias relevantes. E muito deprimentes. E até o tempo, esse, tem andado um pouco tonto (silly)  e também ele virou notícia.
foto Lisa Soares / Global Imagens
O Instituto de Meteorologia colocou, esta quinta-feira, em aviso laranja toda a costa de Portugal continental devido à forte agitação marítima com ondas que poderão chegar aos seis metros. 
O aviso do Instituto de Meteorologia, que vigora entre as 7 horas desta quinta-feira até às 11:59 de sexta-feira, aponta para ondas de oeste com cinco a seis metros de altura diminuindo para os quatro a cinco metros a partir do meio da tarde e passando a ondas de noroeste.   
                                                in JN

quarta-feira, 26 de Outubro de 2011

palavras sábias?

"Quando os ricos fazem a guerra, são sempre os pobres que morrem."

"Não fazemos aquilo que queremos e, no entanto, somos responsáveis por aquilo que somos."

Jean-Paul Sartre, filósofo (1905-1980)

terça-feira, 25 de Outubro de 2011

pequenos grandes milagres

a pequena Azra com 14 longos dias de vida
(foto de Lusa)
Depois do bebé, a mãe e a avó de uma recém-nascida foram hoje retiradas com vida dos escombros da casa da família em Ercis, a cidade mais devastada pelo violento terramoto de 7,2 graus de magnitude que abalou a província oriental turca de Van no domingo.
A tragédia deixou 432 mortos e 1.352 feridos (...) Segundo a Afad, 2.262 residências desabaram na área atingida, principalmente nas cidades de Ercis e de Van, a capital da região, de população maioritariamente curda.
As equipas salvaram a pequena Azra, de apenas 14 dias, horas antes de resgatar a mãe e a avó,  que foram retiradas dos escombros 48 horas depois do tremor de terra.
                                                           in Diário Digital

segunda-feira, 24 de Outubro de 2011

colegas para sempre

Fátima Tavares, Manuel Ferreira (o nosso diretor), Aldina Lagoa
Cerca de meia centena de professores estiveram presentes no jantar de homenagem a duas colegas que recentemente passaram à situação de aposentação.
Foi uma noite inesquecível, onde muitos colegas quiseram estar com a Aldina e com a Fátima que, durante anos, nos habituamos a admirar e a respeitar. 
 Obrigado por tudo o que nos ensinaram profissional e humanamente.
Na escola “velha” e já na “nova” escola, vivemos alegrias e tristezas, sucessos e fracassos. No entanto, para nós, fica a importância do esforço e do trabalho em equipa, condição tão útil quanto necessária para o prosseguimento dos nossos projetos e dos nossos objetivos. Com o vosso testemunho aumentamos a confiança em nós próprios.
Estão igualmente de parabéns os colegas do Grupo de Educação Física que, em boa hora, se lembraram de organizar este maravilhoso evento.
Parabéns Aldina. Parabéns Fátima. Que o vosso exemplo seja para nós estímulo e fonte inspiradora no nosso quotidiano profissional.
Bem hajam!

domingo, 23 de Outubro de 2011

e se os subsídios forem diluídos nos salários?

daqui
Há quem defenda no Governo a eliminação do 13º e 14º mês e a sua integração nos salários ao longo do ano. Prazo de dois anos para decidir.

(ler mais, aqui

sexta-feira, 21 de Outubro de 2011

desafio II, parte II

E chegamos a mais um fim de semana. E com ele, cá estamos com mais um desafio.Desta vez, a proposta é que escrevam um pouco sobre o que esta tela vos inspira, independentemente da intenção do seu autor.


Inspirem-se! Aguardamos ansiosamente pelas vossas respostas.

quinta-feira, 20 de Outubro de 2011

à (re)descoberta do Porto

O CFAE maiatrofa vai promover o 4.º momento de (Re)descoberta do Porto com o intuito de dar a conhecer alguns percursos, factos e histórias desta cidade.
 No dia 05 de novembro de 2011 (sábado), orientados por César de Jesus, faremos o seguinte percurso: 

foto de Jaime Filipe in Olhares
9:30 - Cordoaria (Encontro: junto ao café “Porta do Olival”); Passeio das virtudes; Largo do Viriato; Rua da Bandeirinha; Rua Monte dos Judeus; Escadas do Monte dos Judeus ; Largo de S. Pedro de Miragaia (Fonte da Colher e Casa do Poeta Tomaz Gonzaga); Convento de Monchique; Bairro Ignez; Rua da Restauração; Praça da Cordoaria; Almoço* (13:00 - no restaurante “Caldeira”, no Campo Mártires da Pátria, 53, perto do Hospital de Santo António) *.
* O almoço, pago por cada um dos participantes, tem de ser previamente marcado. Preço de referência: 20€.

quarta-feira, 19 de Outubro de 2011

engenheiro desempregado ganha prémio literário LeYa

O romance "O teu rosto será o último", do escritor João Ricardo Pedro, venceu o Prémio literário LeYa, no valor de 100 mil euros.
in Man Brooker
No anúncio do vencedor, o presidente do júri, Manuel Alegre, disse que este foi um dos prémios Leya mais disputados, tendo sido escolhido João Ricardo Pedro "por maioria". O autor, lisboeta de 38 anos, não tem obra publicada, é licenciado em Engenharia Eletrotécnica, casado, pai de dois filhos, mora em Lisboa e está desempregado há dois anos.
O autor, natural de Lisboa, declarou que o galardão hoje anunciado pelo grupo editorial LeYa, "é um importante reconhecimento de um trabalho exaustivo". "Escrevi este livro há dois anos, quando fiquei desempregado", disse ainda à agência Lusa, acrescentando que vai ser um grande incentivo para continuar a escrever e que já tem novas ideias.

Com características únicas pela sua especificidade e valor – 100 mil euros –, o Prémio LeYa foi criado em 2008 e é o prémio de maior valor em todo o mundo para um romance inédito escrito em português.

terça-feira, 18 de Outubro de 2011

concurso Histórias de Outono

da web
Chegou o outono! Com ele chegam também o frio, as compotas, as colheitas, as castanhas, os magustos e…as histórias contadas à lareira! Propomos-te então que pensando em tudo isto, cries uma pequena história inédita em que os protagonistas sejam alimentos!

Este concurso destina-se aos alunos dos 3º, 4º, 6º e 7º anos.
Consulta o Regulamento do concurso na Biblioteca Escolar do nosso Agrupamento.
 Participa.

segunda-feira, 17 de Outubro de 2011

"Claraboia"


O romance que José Saramago escreveu na juventude e deixou inédito até ao fim da vida está a partir de hoje à venda, numa tiragem de 50 mil exemplares, duas semanas depois de ter sido disponibilizado em formato e-book. Este é um romance publicado postumamente pois Saramago, depois de ter visto recusada a sua publicação bem como o retorno do documento original, não mais o quis publicar e deixou a responsabilidade do destino de "Claraboia" a quem o sucedesse.

A Fundação José Saramago emitiu um comunicado onde explica a origem deste romance.
Saiba mais, aqui.

sábado, 15 de Outubro de 2011

desafio I, parte II

Alguém lamentou termos parado com os desafios de fim de semana. E, de facto, desde que somos o suporte do Crescer abandonamos esse passatempo. A vertente informativa ganhou dimensão e a lúdica foi posta um pouco de parte. Mas gostamos que gostem de nós. E, por isso, se o público diz apreciar, voltaremos a eles. Provavelmente com outro cariz.
Desta feita propomo-vos um desafio um pouco doloroso mas com forte pendor informativo: façam o favor de fazer contas à vida e vejam quantos euros mensais a menos representam os cortes dos subsídios de férias e de natal aplicados à função pública no âmbito das medidas de austeridade anunciadas pelo PM.
Nós ajudamos, particularmente os nossos alunos leitores.
Exercício: Imaginem uma casa onde pai e mãe são funcionários públicos e recebem remunerações de 1001 euros cada um.
1ª operação: somem as remunerações de 14 meses e dividam por 12 (meses).
2ª operação: somem apenas 12 remunerações (pois não podem contar com os subsídios de férias e de natal que não vão receber) e dividam por 12 (meses).
3ª operação: subtraiam o valor da 2ª operação ao valor da 1ª operação e vejam quanto dá a menos.
Voilá!!!
Respondam-nos, por favor, nos comentários.
Obviamente que podem exercitar com outros valores. Estes são uma mera proposta.
Pronto, pronto, não fiquem zangados. Fiquem só CONSCIENTES.
Prometemos voltar com outros desafios menos deprimentes.

como vê a imprensa estrangeira o OE 2012?

Hoje os semblantes dos cidadãos portugueses estavam mais carregados.
   As manchetes dos jornais nacionais destacaram a dureza das medidas.

E lá fora, como vê a imprensa estrangeira o OE 2012?
As novas medidas de austeridade anunciadas na quinta-feira à noite pelo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho merecem hoje amplo destaque nas edições online dos jornais espanhóis, sendo também alvo de referências nos diários franceses e alemães. Clique para visitar o dossiê Orçamento do Estado 2012

(ler mais aqui)

sexta-feira, 14 de Outubro de 2011

mais??? socorro!

apertar o cinto: reduzir gastos, sobretudo em época de crise. = POUPAR

IN dicionário Priberam

 
 MAS QUEM É QUE AINDA TEM FUROS NO CINTO?

Conheça algumas das medidas de crise hoje anunciadas pelo PM, Aqui.

quarta-feira, 12 de Outubro de 2011

palavras sábias


Pablo Neruda

"Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo…"
Pablo Neruda
(poeta chileno 1903-1974)

 

terça-feira, 11 de Outubro de 2011

arrumamos a casa

Caros leitores,

Não conseguimos consertar o mundo (snif snif) mas propusemo-nos a uma tarefa: arrumamos a casa.

Arrumamos a casa, com a ajuda preciosa do colega Jorge Silva, professor de Informática da nossa escola.

Desta forma, a partir de hoje encontram-nos neste endereço: http://crescer.aescas.net/

Podem escrever-nos para crescer@aescas.net

E ainda nos poderão encontrar na nova página do Facebook em Jornal Crescer

Vá lá, sejam amiguinhos :)
Visitem-nos no blogue. Escrevam-nos a enviar-nos notícias e ponham lá uns "likes" na nossa página do FB.

É bem mais fácil comunicarmos e darmo-nos a conhecer através desta família AESCAS a que todos pertencemos.

Abracinho a todos.

segunda-feira, 10 de Outubro de 2011

e por falar em economia: o nobel vai para...

 Thomas Sargent e Christopher Sins

Christopher Sins, da Universidade de Princeton e Thomas Sargent, da Universidade de Nova Iorque foram hoje distinguidos com o Nobel da Economia pela "sua investigação empírica sobre causas e efeitos em macroeconomia".

De que forma um governo pode influenciar a economia e como a economia o influencia a ele? (ler mais aqui)

os nossos alunos e os "Novos Desafios da Economia Portuguesa"


Camilo Lourenço
Alunos das turmas H e I do 11º ano de escolaridade (cursos profissionais de Gestão e de Informática de Gestão) participaram na Conferência “Novos Desafios da Economia Portuguesa”, proferida pelo Dr. Camilo Lourenço,  jornalista da RTP e economista. A conferência decorreu no passado dia 6 de Outubro, no Auditório da AEP - Associação Empresarial de Portugal e inseriu-se no âmbito da assinatura de um protocolo de cooperação entre aquela associação empresarial e a APROSE - Associação Portuguesa dos Produtores Profissionais de Seguros. O evento surgiu no âmbito das disciplinas de Direito das Organizações e de Economia, lecionadas pelos professores Luísa Costa e António Mário Coimbra, que acompanharam os alunos.
               Os principais objetivos da conferência foram comparar os principais indicadores de desempenho da economia portuguesa com os da União Europeia; clarificar algumas noções e conceitos referentes à atualidade da economia portuguesa no quadro da assinatura do Memorando de Entendimento entre o Governo português e a Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional e apreender aspetos relevantes da economia portuguesa na atualidade.
                Tratou-se de uma atividade realizada no passado dia 6 de Outubro de 2011 e inscrita no PAA das referidas turmas dos cursos profissionais de Gestão e de Informática de Gestão. Com efeito, todos os alunos do 11º H e do 11º I participaram ativamente no evento, tendo o mesmo constituído um importante momento de reflexão e debate acerca da situação atual e do futuro da economia portuguesa.
António Coimbra

domingo, 9 de Outubro de 2011

Mia Couto - prémio Eduardo Lourenço

O escritor moçambicano Mia Couto é o vencedor da sétima edição do Prémio Eduardo Lourenço.

Foi para ti
que desfolhei a chuva
para ti soltei o perfume da terra
toquei no nada
e para ti foi tudo

Para ti criei todas as palavras
e todas me faltaram
no minuto em que talhei
o sabor do sempre
(...)

Associação de Estudantes: quem, o quê e como

José Sousa; Bárbara Teixeira e Gonçalo Santos
Mais um ano letivo chegou e com ele, o entusiasmo da comunidade escolar para cumprir tradições e delinear novos projectos. 
A Associação de Estudantes, cujo presidente é José Sousa, do 11ªA, este ano, deu mais uns passos em frente quanto ao prometido, e agora, colaborando com diferentes corpos da comunidade, como a Associação de Pais e a Direção, planos inovadores estão a caminho da nossa escola.
O primeiro – a construção da nova Rádio Escolar – já teve início. Atualmente, consiste apenas num sistema de som simples, com duas colunas em frente à A.E., e a música chega à praça da alimentação e ao espaço livre de acesso à mesma, mas pretendemos desenvolver este sistema de som para que em breve consigamos fazer com que a música chegue a toda a escola.
Inerente à rádio, temos projectos de entretenimento para os intervalos que visam a música ao vivo, como karaoke e atuações de alunos: tanto os que abandonaram a escola, como os de agora.
Às segundas-feiras, a música será dedicada a um estilo musical específico que estará a votos na página do facebook da Rádio, no separador “Perguntas”. Também na mesma página, está disponível nas “Notas”, um espaço que que nos peçam músicas: às sextas, a escolha será de toda a comunidade escolar. Os responsáveis atuais pela rádio são Gonçalo Santos, do 12ºC, e Bárbara Teixeira, do 12ºB, que, pelos seus gostos paralelos, nos oferecem música de todos os estilos.
O segundo grande plano da AE este ano é variar o destino das viagens de finalistas, e para isso, os alunos do 12º devem falar connosco, pois temos várias agências de viagem em contacto para que possamos discutir e informar os alunos interessados dos melhores preços tendo em conta o lugar que preferem.
Ainda destinado aos finalistas, o Baile, se tudo correr como planeado, será fora da escola, num espaço ainda a determinar. Procuramos um sítio de paisagens verdes com salão de baile e restaurante.

Ainda em esboço, a AE planeia organizar ciclos de cinema mensais, com a duração de 5 dias e preços a variar entre 1 e 3 euros para angariar fundos. Os temas seriam eleitos por votos numa página ainda a criar.
Com estes projectos a AE está a crescer, e contamos com a voz e a colaboração de toda a comunidade escolar, na promessa de que todas as ideias serão bem-vindas, por correio eletrónico, por redes sociais, ou pela visita ao nosso espaço, ao lado da loja de conveniência.
Lá estaremos para ouvir.
Bárbara Teixeira

sexta-feira, 7 de Outubro de 2011

e depois de "Sexo em Paz"

E depois de "Sexo em Paz" (peça de teatro, claro!, o que estavam a pensar?), logo à noitinha, no auditório da nossa escola, tenham um bom fim de semana. O sol, em outubro, não vai faltar e, já dizia o poeta:


” A luz do sol vale mais que os pensamentos
De todos os filósofos e de todos os poetas.
A luz do sol não sabe o que faz
E por isso não erra e é comum e boa.”
Alberto Caeiro

nobel: a paz é feminino


daqui
Ellen Johnson Sirleaf foi a primeira mulher africana a ser eleita em democracia. Desde que foi eleita em 2006, contribuiu para a segurança e paz na Libéria, para promover o desenvolvimento económico e social e reforçando a posição da mulher. Leymah Gbowee mobilizou e organizou mulheres de várias etnias e religiões para acabar com longa Guerra na Líbia e para assegurar a participação das mulheres nas eleições. Ela tem também trabalhado para aumentar a influência das mulheres depois da Guerra. Tawakkul Karman foi uma das impulsionadoras da luta dos direitos das mulheres e pela democracia e paz no Iémen.

quinta-feira, 6 de Outubro de 2011

o teatro veio à escola

Foi com grande entusiasmo que algumas turmas de 5º ano, acompanhadas dos seus professores, se dirigiram hoje ao auditório da escola para poderem assistir à representação da peça "A Lenda de Gaia", obra de leitura obrigatória.
De forma muito simples, com poucos adereços, os atores conseguiram que a plateia se entusiasmasse e as gargalhadas foram uma constante.
O público ficou assim a conhecer a história de um rei (Ramiro II) que se apaixonou por uma moura e soube também das peripécias que esse rei levou a cabo com o irmão desta para conseguir levar por diante o seu amor.
Parabéns ao grupo Panmixia, Associação Cultural!

a arte da maçã

Quando a sensibilidade se associa à ciência faz-se ARTE.

Hoje a Arte está mais pobre.

Morreu Steve Jobs.

e a poesia recebe o nobel da Literatura

foto Lusa
O sueco Tomas Transtromer, de 80 anos, foi distinguido hoje com o prémio Nobel da Literatura 2011.

O anúncio da distinção do poeta foi feito esta manhã pela Academia, em Estocolmo, na Suécia. Os seus textos estão publicados em várias línguas e em Portugal existem poemas seus publicados em duas antologias, entre elas «Vinte e um poetas suecos».


Há 15 anos que o prémio não era atribuído a um poeta.

quarta-feira, 5 de Outubro de 2011

dia 5 de outubro: dia de...

No dia 5 de outubro de 1910 a república foi proclamada dos Paços do Concelho, em Lisboa. O último rei, D. Manuel II, partiu para Inglaterra com a restante família real, ficando aí a viver no exílio. Teófilo Braga, foi apenas presidente do Governo Provisório até às eleições, onde foi eleito como primeiro Presidente de Portugal Manuel de Arriaga. Entre outras mudanças, com a implantação da república, foram substituídos os símbolos nacionais: o hino nacional e a bandeira.
cartaz da responsabilidade de docente e alunos de EMRC
E neste mesmo dia do mês de outubro comemora-se o Dia do Professor. Feliz coincidência???
A nossa escola sempre nos habituou a lembrá-lo, por via dos colegas de EMRC, e, apesar de o feriado nacional que homenageia o dia da Implantação de República poder fazer esquecer esta data, já ontem havia um cartaz a formular votos de um bom dia para o professor.
Feliz dia, Professor! 

terça-feira, 4 de Outubro de 2011

e assim se implode o ME, senhor ministro???

Nuno Crato avançou hoje que o corte na Educação irá implicar a redução de novas contratações e redistribuição de professores. O Governo português prevê cortar em 2012 o seu orçamento em Educação em mais de 600 milhões de euros, noticia a agência espanhola EFE, citando o ministro Nuno Crato.
Num encontro com a imprensa estrangeira, Crato precisou que esta diminuição na despesa é equivalente a 8% do orçamento total do sector, estimado em 7.800 milhões de euros.

in Económico com Lusa

e o nobel da Física foi para...

os laureados com o Nobel da Física
O prémio Nobel da Física de 2011 foi atribuído a Saul Perlmutter, Brian P. Schmidt, e Adam G. Riess, pelo seu trabalho sobre a aceleração da expansão do Universo, através da observação de supernovas.

Em 1998, duas equipas apresentaram, de forma independente, resultados equivalentes. A primeira equipa era liderada por Saul Perlmutter, enquanto que a segunda era liderada Brian P. Schmidt, sendo Adam G. Riess um destacado membro desta equipa. (daqui)

segunda-feira, 3 de Outubro de 2011

e depois dos IgNobel? os Nobel.

O norte-americano Bruce Beutler, o luxemburguês Jules Hoffmann e o canadiano Ralph Steinman foram distinguidos com o Prémio Nobel da Fisiologia e Medicina 2011, pelo Instituto Karolinska, esta manhã, em Estocolmo, pelo trabalho na área da Imunologia.

"Os galardoados com o Nobel de este ano [da Fisiologia e Medicina] revolucionaram a compreensão global do sistema imunitário ao descobrirem os princípios-chave que o tornam funcional”, informou o Instituto Karolinska numa nota de imprensa.
As descobertas dos três investigadoras são um forte contributo na luta contra doenças contagiosas e no desenvolvimento de vacinas, informa ainda a instituição.
Hoffman e Beutler partilham metade do prémio – 1,1 milhões de euros – pelo estudo de ambos que conduziu à descoberta das proteínas responsáveis pelo reconhecimento de microrganismos e activação do sistema imunitário congénito. A outra metade do prémio foi entregue a Ralph Steinman pela descoberta das células dendríticas que activam, regulam e adaptam o sistema imunológico congénito às bactérias e microrganismos. @Sapo com Lusa


Ralph Steinman
Última hora:
Ralph Steinman, um dos vencedores do Nobel da Medicina deste ano, faleceu na passada sexta-feira. Um cancro no pâncreas contra o qual lutava há quatro anos fez com que Ralph Steinman não chegasse a saber que foi laureado com o Nobel da Medicina. O investigador morreu na sexta-feira, três dias antes de a Academia anunciar o seu nome. Os Prémios Nobel não são normalmente atribuídos a título póstumo mas o Comité já fez saber da excecionalidade desta atribuição.

domingo, 2 de Outubro de 2011

os prémios IgNobel

Já ouviram falar? Sabem do que se trata?
Pois bem, os Prémio IgNobel são prémios atribuídos a pesquisas raras e pretendem honrar a imaginação e atrair o interesse público para a ciência, a medicina e a tecnologia.
Arturas Zuokas, autarca da cidade de Vilnius na Lituânia,
prémio Ig Nobel da Paz
Os prémios são entregues a cada outono para honrar estudos e experiências que primeiro fazem as pessoas rir e depois pensar. O nome, pronunciado nas cerimónias de premiação como "aigi-noubél", é um trocadilho com o nome "Nobel" de Alfred Nobel e a palavra anglófona ignoble (lit. ignóbil), que representa algo "não nobre", vil ou desprezível. O prémio foi criado pela revista de humor científico Annals of Improbable Research (Anais da Pesquisa Improvável) e é entregue em Harvard desde 1991.
A edição dos Prémios IgNobel de 2011 já tem a sua lista de galardoados. Estudos sobre bocejos de tartarugas ou como escaravelhos acasalam com garrafas de cerveja foram premiados.
O prémio IgNobel da Paz foi atribuído a Arturas Zuokas, autarca da cidade de Vilnius na Lituânia, por passar a resolver o problema do estacionamento ilegal de carros de luxo destruindo-os com um tanque.
Conheça a lista completa dos prémios, aqui.

sábado, 1 de Outubro de 2011

dia 1 de outubro: dia mundial da música

O Crescer aproveita para partilhar, neste dia, um vídeo colocado na página do Facebook da Rádio Esas e para desejar à Associação de Estudantes uma vida boa, cheia de sucessos académicos e pessoais. E com muita música.

                       
O Dia Mundial da Música, que hoje se assinala, deve ser celebrado, mas fica ensombrado pelo "momento de agonia" em que vive o mercado discográfico nacional, disse hoje à Lusa o presidente da Associação Fonográfica Portuguesa, Eduardo Simões.
"O primeiro semestre deste ano foi um desastre, tivemos a pior evolução do mundo", entre os países que integram a Federação Internacional de Indústria Discográfica (IFPI), com uma quebra nas vendas de música na ordem dos 40 por cento em relação ao mesmo período de 2010.
"É uma descida avassaladora e a pirataria é a principal causa das quebras de vendas", disse, alertando para as consequências negativas para editoras, para os artistas e para o próprio Estado. (Lusa, 10h30m)