Número total de visualizações de página

domingo, 29 de maio de 2011

pequenos partidos em debate

O Tribunal decidiu condenar a RTP, SIC e TVI em mil euros por cada dia decorrido desde hoje até ao dia 3 de Junho "em que não cumprirem" a decisão de realizar debates com todos os partidos.
O Tribunal de Oeiras condenou hoje as televisões generalistas a realizarem debates frente a frente com todos os partidos concorrentes às legislativas até ao último dia da campanha, dando razão a uma providência cautelar interposta pelo PCTP/MRPP.
O Tribunal decidiu condenar a RTP, SIC e TVI em mil euros por cada dia decorrido desde hoje até ao dia 3 de Junho "em que não cumprirem" a decisão, advertindo que incorrem na prática do "crime de desobediência qualificada" em caso de infracção.
A decisão do Tribunal, a que a Agência Lusa teve acesso, determina que a organização dos frente a frente visam "a participação de um representante do requerente" (PCTP/MRPP) e de participantes "das restantes forças e partidos políticos concorrentes às eleições legislativas".
in Negócios online

sexta-feira, 27 de maio de 2011

desafio XIX

Chegados a mais um fim de semana, desta feita propomos duas incursões. Uma ida até à Avenida dos Aliados, à Feira do Livro do Porto. E outra ida até Matosinhos, às festas do Senhor de Matosinhos.
Se fizerem tudo no mesmo dia, não esqueçam de usar o metro, que tão comodamente liga os dois locais em "festa".
Aproveitem para sair de casa. Divirtam-se!

A Feira do Livro do Porto 2011 realiza-se entre 26 de Maio e 12 de Junho de 2011, na Avenida dos Aliados, na baixa do Porto. A 81ª edição da Feira do Livro do Porto, organizada pela Associação Portuguesa de Editores e livreiros (APEL), tem como objetivo estimular a leitura e promover a literatura portuguesa.
Um dos destaques da feira é a Hora H, com descontos acima de 50% em vários livros. A promoção decorre de segunda a quinta-feira, entre as 22h00 e as 23h00 em livros fora dos 18 meses do preço fixo.
A Feira do Livro do Porto 2011 conta com 126 expositores e mais de 200 editoras.
in online

De 27 de Maio a 19 de Junho a cidade vai encher-se de gente e albergar mais uma edição das já conhecidas Festas do Senhor de Matosinhos.
A programação é, de facto, muito variada. Começando pela típica sardinha assada, e pelas tradicionais iguarias, doces conventuais e farturas, passando pelos carrosséis, pela feira da louça, pela animação musical ou o fogo-de-artifício, as Festas do Senhor de Matosinhos não podem dissociar-se, de forma alguma, da fé e da devoção ao Senhor de Matosinhos.
adaptado do site da CMMatosinhos

E mais algumas sugestões para este fim de semana +cool no Porto:
Serralves em Festa!, entre as 8h de Sáb. e as 24h de Dom. – 40 horas non-stop;
Festa na Baixa, com programação dispersa por diversos locais;
FITEI 2011, no Centro Português de Fotografia, TeCA, T N São João, Serralves e Cine-Teatro Constantino Nery;
Porto Restaurant Week, continua a decorrer – aproveite a oportunidade, reserve e colabore.
in portocool

quarta-feira, 25 de maio de 2011

está lançada a discussão

Qual é a força política que se apresenta a estas eleições com uma "proposta" interessante para as escolas?
Diz-se que da discussão nasce a luz. Vamos lá iluminar-nos.

Para ajudar, sugerimos a consulta da Edição Especial da Fenprop, que inquiriu todos os partidos com assento parlamentar sobre os temas fundamentais da Educação.

terça-feira, 24 de maio de 2011

the tree of life

O filme A Árvore da Vida, de Terrence Malick, acabou por ser o grande vencedor da 64ª edição do Festival de Cannes, arrecadando a Palma de Ouro. Está a chegar às salas de cinema de Portugal. Protagonizado por Brad Pitt e Sean Penn, promete ser pouco consensual, o que, desde logo, é um bom pretexto para ser visto.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

campanha eleitoral arrancou a 22 de maio

Para muitos dos nossos seguidores, alunos desta nossa casa, estas próximas eleições constituem a primeira oportunidade de votar. Vão sentir-se responsáveis pelo destino de Portugal e, certamente, vão compreender que este é um direito que a idade lhes confere mas é também, e sobretudo, um dever.

Assim, não é demais lembrar esta notícia da Lusa, publicada ontem:

Lisboa, 22 mai (Lusa) - A campanha eleitoral para as legislativas antecipadas de 05 de junho arranca hoje oficialmente e prolonga-se por 13 dias, apesar dos líderes dos principais partidos já andarem na estrada há várias semanas.
No total, dezassete forças políticas apresentaram listas, mas apenas nove partidos e uma coligação concorrem a todos os círculos eleitorais. Os portugueses vão assim eleger os 230 deputados que compõem a Assembleia da República, 47 eleitos pelo círculo de Lisboa e 39 pelo círculo do Porto. Coimbra elege menos um lugar, ganhando Faro mais um mandato.
Em relação a 2009, as cinco principais forças políticas mantêm os seus líderes, à exceção do PSD: Pedro Passos Coelho sucedeu entretanto a Manuela Ferreira Leite na presidência dos sociais-democratas. Assim, José Sócrates (PS) é novamente candidato a primeiro-ministro, tal como Paulo Portas (CDS-PP), Francisco Louçã (BE) e Jerónimo de Sousa (CDU).

sexta-feira, 20 de maio de 2011

desafio XVIII

Já é conhecido o nosso gosto por figuras animadas. E por música, também. Hoje, aproveitamos para vos trazer um "dueto" delicioso.
Comovam-se com o Elmo e com o Tony Bennett e apreciem as "little things" da vida.
Bom fim de semana!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

pare tudo!

Não percebemos muito (ou quase nada) de futebol mas atrevemo-nos a escrever sobre ele porque HOJE, em Dublin, defrontam-se duas equipas portuguesas numa final europeia.

Às 19h45m, na Dublin Arena, uma equipa portuguesa vai ganhar a Taça da Liga Europa.

Porto e Braga estão na final. Pelo caminho ficaram equipas de renome. Muitas e consagradas.
Hoje, esqueçamos todas as dúvidas que nos vêm atormentando e acreditemos nesta certeza: a taça é "tuga" e já é nossa!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

desafio XVII

Este é o desafio: adivinhem o título ou atribuam-lhe um. O que vos parecer mais interessante.

Regresso devagar ao teu
sorriso como quem volta a casa. Faço de conta que
não é nada comigo. Distraído percorro
o caminho familiar da saudade,
pequeninas coisas me prendem,
uma tarde num café, um livro. Devagar
te amo e às vezes depressa,
meu amor, e às vezes faço coisas que não devo,
regresso devagar a tua casa,
compro um livro, entro no
amor como em casa.

Manuel António Pina, in "Ainda não é o Fim nem o Princípio do Mundo. Calma é Apenas um Pouco Tarde"

Prémio Camões para Manuel António Pina

M. A. Pina
O escritor português Manuel António Pina recebeu o Prémio Camões 2011, o mais importante galardão de língua portuguesa.

O escritor foi escolhido por um júri formado por dois brasileiros, dois portugueses, um angolano e um santomense. Em declarações à agência Lusa, Manuel António Pina afirmou que a atribuição do prémio era «a coisa mais inesperada que eu [o escritor] poderia esperar» acrescentando que «nem sabia que o júri estava reunido».
Manuel António Pina, de 67 anos, nasceu na Beira Alta, e formou-se em advocacia antes de começar a trabalhar como jornalista. É poeta, autor de livros infantis e tradutor. É o autor da série juvenil «Triângulo Jota» e do livro «O País das Pessoas de Pernas para o Ar».
O júri reuniu-se uma única vez, por meia hora, esta quinta-feira, na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, para tomar a decisão . O prémio, é pago pelos governos do Brasil e de Portugal, que o instituíram em 1988. Desde a sua criação foram laureados dez portugueses nove brasileiros, um moçambicano, um cabo-verdiano e dois angolanos.
in Diário Digital

segunda-feira, 9 de maio de 2011

de Águas Santas a Sintra e a Lisboa

De vez em quando vamos até lá. Tentamos percorrer os caminhos percorridos pelos personagens d'Os Maias. E faz-se viagem e sonho.

Sintra
(E não é que o Cruges se esqueceu das queijadas!?)

Hotel Lawrence, Sintra
(O mais antigo hotel da Península Ibérica.)

Seteais
(Dizem que quem aqui grita um ai, o eco se encarrega de o repetir sete vezes - sete ais.)


Rossio
(No fundo da imagem, o Teatro D. Maria II, fundado por Garrett. Algures, o "consultório" de Carlos da Maia.)

Casa Havaneza
(Aqui se vendem os melhores charutos do mundo, vindos directamente de Cuba. À porta descansa Pessoa, na "esplanada" da Brasileira.)

Largo de Camões
(E os "vadios", mais ou menos intelectuais, continuam a povoar este largo.)

sábado, 7 de maio de 2011

desafio XVII - cantem com e para ele

Dificilmente haverá um homem de palco como ele.
O desafio é cantarem com e para Freddie Mercury dos Queen. Façam um pouco de magia.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

acordo é acordo

"Havendo escolas em que os alunos já contactam com as novas regras ortográficas, uma vez que o Acordo já foi ratificado e dado que qualquer cidadão, nesta fase de transição, pode optar pela ortografia prevista quer no Acordo de 1945, quer no de 1990, são consideradas correctas, na codificação das provas de aferição e na classificação das provas de exame nacional, as grafias que seguirem o que se encontra previsto em qualquer um destes normativos."

Esta informação está disponível do site do GAVE e esclarece quaisquer dúvidas que possam ainda existir quanto à utilização do Novo Acordo Ortográfico nas provas de aferição e exames nacionais de 2011.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

pare, escute e olhe



"Pare, Escute, Olhe" retrata uma região transmontana despovoada, vítima de promessas políticas não cumpridas. Na linha ferroviária do Tua, o comboio viaja para uma morte iminente. Em nome da progresso, a construção da barragem de Foz-Tua, ameaça submergir um património único que faz parte da identidade transmontana. "Pare, Escute, Olhe", realizado por Jorge Pelicano, venceu seis prémios nacionais, incluindo Melhor Documentário Português no DocLisboa 2009 e o Grande Prémio do Ambiente no CineEco 2009 em Seia.

domingo, 1 de maio de 2011