Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

a Partícula de Deus

Após investigações ao longo de 3 anos,  o CERN encontrou recentemente indícios da existência do Bosão de Higgs, a "Partícula de Deus", partícula subatómica do modelo padrão responsável pelo transporte de massa das partículas elementares.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   
“O bosão de Higgs, se existir, tem um tempo de vida muito curto e pode decair de vários modos diferentes. A descoberta baseia-se na observação das partículas que decaem, em vez do Higgs em si. Ambos ATLAS e CMS têm analisado diversos canais de decadência, e os experimentos observam pequenos excessos na região de baixa massa que ainda não foi excluída.
Tomados individualmente, nenhum desses excessos é mais estatisticamente significante que rodar um dado e obter dois seis de seguida. O que é interessante é que existem múltiplas medições independentes apontando para a região de 124-126 GeV. É muito cedo para dizer se o ATLAS e o CMS descobriram o bosão de Higgs, mas estes resultados atualizados estão a criar um grande interesse na comunidade de física de partículas.” (CERN)

Sem comentários: