Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

21 de setembro: um dia para não esquecer Alzheimer!

in Ciência Hoje

Todos os anos, a 21 de Setembro, ouvimos falar de Alzheimer com mais intensidade dado ser o dia internacional dedicado a este terrível problema. Como doença associada ao envelhecimento, a Alzheimer afecta um número cada vez maior de pessoas por todo o mundo uma vez que a esperança média de vida tem vindo aumentar. Convém lembrar que se trata, na sua grande maioria ( 90% dos casos), de uma doença que surge de forma esporádica, isto é, sem uma componente genética definida.
Em Portugal, a doença de Alzheimer afecta mais de 70 000 pessoas mas atinge muitos milhões por todo o mundo. Dados epidemiológicos apontam para quatro casos em cem indivíduos com mais de 65 anos. Este número sobe para uns assustadores 47 por centena de pessoas com mais de 85!
Trata-se, pois, de uma questão grave que, infelizmente, bate à porta de muitos de nós. É uma doença terrível, caracterizada principalmente por dificuldades de memória e problemas cognitivos que vão muito para além dos normais esquecimentos do dia-a-dia que todos experimentamos. O vulgar “onde deixei as chaves?” não é motivo para alarme.
por Tiago Fleming Outeiro in Ciência Hoje

1 comentário:

Ana Isabel disse...

Conheça quem tenha familiares com essa doença e é, de facto, um drama!
Não nos devemos esquecer que pode bater à porta de qualquer um.