Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

o lugar de top de que não nos orgulhamos

A situação do VIH/SIDA em Portugal é "alarmante", dado que o país é o penúltimo da Europa em termos de capacidade de resposta a esta epidemia, afirmou esta terça-feira o professor Joaquim Machado Caetano.

"A prevalência da SIDA em Portugal continua a ter os mais altos níveis da Europa e o único país com pior estatística do que o nosso é a Estónia, no Leste europeu, o que significa que não conseguimos pôr em marcha nestes anos todos um projecto nacional seguro e eficaz para reduzir a prevalência dos casos de VIH/SIDA", disse à agência Lusa o presidente das I Jornadas Nacionais Ético-Jurídicas sobre Infecção VIH/SIDA.

1 de Dezembro
O Dia Mundial da Sida assinala-se hoje com várias iniciativas pelo país para lembrar uma doença que em 2009 afetava 42 mil pessoas em Portugal, mais 11 mil do que em 2001.

Este ano o lema escolhido internacionalmente para assinalar a efeméride está relacionado com os Direitos Humanos, muitas vezes ainda esquecidos em relação aos doentes com sida, segundo as organizações que estão no terreno.
© 2010 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

1 comentário:

Pedro Silva disse...

O que mais me impressiona nesta notícia é a incapacidade de resposta de Portugal a esta epidemia.
Lê-se "não conseguimos pôr em marcha nestes anos todos um projecto nacional seguro e eficaz para reduzir a prevalência dos casos de VIH/SIDA".
Há que arregaçar as mangas e ir à luta.
É uma vergonha!!!