Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

e o que é ser aluno de um curso profissional?

O espaço abaixo será acrescido dos comentários aqui chegados ao post ou ao email do blogue. A imagem é pura provocação.

7 comentários:

Pedro Cardoso disse...

Ser um aluno de um Curso Profissional não implica ter menos capacidades ou ser mais preguiçoso.
Ser aluno de um Curso Profissional requer trabalho, estudo e muita força de vontade, tal como qualquer outro curso.
Normalmente há aquele preconceito de que os alunos de Cursos Profissionais são mal educados, têm mais dificuldades de aprendizagem, são preguiçosos, etc.
Mas sinceramente não concordo e acho esse preconceito no mínimo ridículo, pois sou aluno de um Curso Profissional e vejo bastantes elementos da minha turma a tirar notas acima da média quando a matéria é igual à dos Cursos Científico-Humanísticos.
Se um dia puder ajudar os meus filhos a optar entre um Curso Profissional e um Curso Científico-Humanístico, com certeza que lhe irei aconselhar um Curso Profissional.

mc disse...

Permitam-me concordar com o Pedro Cardoso.É inteligente a resposta e manifesta a sensatez de escolher bem o futuro.E tanto mais é verdade quanto a opção do curso é feita em consciência e vai ao encontro do que se almeja.
Mas permitam-me apontar dois graves problemas: o curricula destes cursos e o empenho de todos os alunos destes cursos.
Os curricula estão desadaptados às reais necessidades destes alunos e nem todos os alunos estão no curso certo. Às vezes ele surgiu como a derradeira opção de permanecer na escola.
Daí que muitos destes jovens, tendo imensas capacidades, limitam-se a nada fazer e a esperar que as coisas aconteçam.
Dramático! Aguarda-se o "porreirismo" do sistema e que os fundos recebidos por estes cursos validem o seu sucesso.

Problema destes meninos "desistentes" de agir? Só deles? Claro que não. Problema da escola. Problema dos professores. Problema da escola pública. Problema das famílias. Problema do país.

Nunca teremos cidadãos bem formados se a escola não ensinar que a vida é difícil e que só os lutadores serão os sobreviventes.

Alexandre Moreira disse...

muita gente pensa que os cursos profissionais são para os "burros" mas estão redondamente enganados, os cursos profissionais são para as pessoas que querem seguir rapidamente para o mercado de trabalho, (não quer dizer que não possam ir para o ensino superior porque até podem)o curso profissional é para as pessoas que querem ser bons profissionais. :)

Marta disse...

Quando se fala em aluno de curso profissional a primeira ideia que vem logo à cabeça é, este não é um aluno "normal" como os outros e é uma idiotice porque somos como os outros e por vezes melhores adquirindo capacidades que os alunos dos cursos cientifico-humanísticos não têm, como a prática no mundo do trabalho.
E hoje posso afirmar sem medo nenhum que não estou nem um bocadinho arrependida e digo com muito orgulho que sou uma aluna de um curso profissional :)

Miriam Santos disse...

Pessoalmente acho que tem este tipo de opiniões sobre algo que nunca frequentou, para mim tem um nome apenas "ignorante". Este é um tipo de preconceito completamnte descabido. Formei-me com um curso profissional e não me sinto minimamente inferior por isso. Tenho curso de laboratório, um curso que foi profundo em muitas áreas e que me preparou até ao nível humano, coisa que muitas vezes no ensino corrente não acontece. Sinto capaz de ser uma excelente profissional tal como me sinto capaz de progredir estudos em qualquer faculdade ou área cientifica.
E tenho ainda o orgulho de dizer que possuo um bom e diversificado CV e que me empregaram 5 dias após o témino do meu curso, por isso posso-me gabar de ter um Curso Profissional e não pertencer aos 21% de jovens desempregados em Portugal.

Bruno Mendes disse...

Quando dizem que os cursos prossionais e só para quem nao tem capacidades é uma mentira porque ja tive a experiencia de frequentar a area de ciencias e tecnologias e os testes eram iguais ou ainda mais faceis que no curso profissional e os cursos profissionais nao sao como muitas pessoas dizem uma balda pois trabalha-se muito para conseguir chegar ao final de um ano e conseguirmos passarmos a todos os modulos.
A vantagem que os cursos profissionais tem em relação ao ensino normal é que temos formação em contexto de trabalho e com isso podemos entrar no mercado de trabalho mais cedo.

Raquel disse...

A teoria de os cursos profissionais serem são só para as pessoas menos inteligentes é mentira, pois eu sou uma aluna de um curso profissional e tiro notas excelentes coisa que não conseguia se tivesse ido para um curso Cientifico-humanístico.
(: