Número total de visualizações de páginas

domingo, 11 de outubro de 2009

espalhem a notícia

O que queremos? Vimos à procura de partilha: conhecer outras escolas onde a língua portuguesa seja oficial e dar a conhecer a nossa escola, neste cantinho de Portugal. Quem se propõe? Duas professoras de Português do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Águas Santas, Eduarda Ferreira e Manuela Couto, acreditando na adesão dos seus alunos e da comunidade escolar em geral. Quando? Num projecto para ser levado a cabo nas horas de permanência na escola, em componente não lectiva, ao longo do ano lectivo 2009/2010.

Como? Através de trabalhos de grupo ; investigação; intercâmbio com uma escola de Angola e outra de Timor ; trabalho de voluntariado; acções de divulgação na comunidade. Porquê? Porque queremos: reflectir sobre a língua portuguesa na sua unidade e diversidade; sensibilizar para as diferenças como valores positivos; dar a conhecer a nossa realidade; conhecer e divulgar outras culturas tão ligadas à nossa; sensibilizar para diferentes formas de cultura e para o diálogo intercultural; praticar a escrita activa/comunicação entre jovens e adultos de comunidades tão próximas e tão distintas.

Que meios vamos utilizar? Comunicação com professores e alunos dessas escolas através de correio electrónico; construção e desenvolvimento de um blogue – “Nós e os Outros”; divulgação do projecto na plataforma Moodle da escola, no Maia Digital e no jornal Crescer; divulgação da evolução do projecto em trabalhos de expressão escrita/fotográfica/audiovisual.

3 comentários:

CRESCER disse...

Ficamos à espera!

Ana Correia disse...

Uma ideia espectacular!

Cátia disse...

Ainda bem que há pessoas preocupadas nestas causas, que contribuem muito para a nossa bagagem cultural e, nos mostram realidades muito diferentes das nossas, fazendo-nos reflectir sobre o quão egoístas somos.

Por isso fica aqui o meu contributo!
:D